Seduc e Fapitec/SE lançam editais de incentivo a projetos educacionais

Editais visam fortalecer as feiras de ciências e os projetos de pesquisa em escolas da rede pública estadual de Sergipe

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) lançaram nesta quinta-feira, 27, dois novos editais conjuntos. Esses editais têm como objetivo fomentar projetos educacionais e de pesquisa nas escolas públicas estaduais, fortalecendo a qualidade da educação e da cultura científica entre estudantes e professores.

Os novos editais fazem parte de uma estratégia contínua para incentivar a inovação e pesquisa no ambiente escolar. O primeiro edital terá o objetivo de realizar feiras escolares de ciência e tecnologia que promovam a formação em nível de Pré-Iniciação Científica, visando o desenvolvimento acadêmico de estudantes da rede pública estadual de ensino do estado de Sergipe, no valor de R$ 427.000,00.

O segundo edital será o Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa na escola, com o propósito de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e profissional da rede estadual; viabilizando o desenvolvimento de projetos de pesquisa e difusão científica com ênfase na metodologia STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) em instituições de ensino da rede, no valor de R$ 261.900,00.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, avalia que o incentivo à pesquisa na escola fomenta a criatividade, o trabalho coletivo e o desenvolvimento de soluções para problemas do cotidiano. “Temos bons projetos nas escolas públicas estaduais, e as feiras científicas são espaços de intercâmbio, além de também criarmos ambientes favoráveis para a criatividade e a novos pesquisadores”, destacou.

De acordo com o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, o Governo de Sergipe, por meio dos editais da Fapitec, reconhece a importância de incentivar os estudantes a participarem desde cedo da área científica como forma de fortalecer a nossa educação estadual. “Essa iniciativa não apenas fomenta o aprendizado dos alunos e os prepara para desafios futuros, mas também os inspira a seguir carreiras científicas”, disse.

O diretor-presidente da Fapitec, Alex Garcez, ressalta que os editais lançados e apoiados pela Fapitec abrangem públicos variados, trazendo oportunidades em diversas áreas ligadas à ciência, à tecnologia e à inovação. “São chamadas públicas que buscam apoiar desde o pesquisador mais graduado ao aluno do ensino fundamental, passando por empreendedores e outros agentes ligados ao desenvolvimento do Estado. Nesse sentido, os editais focados no incentivo à pesquisa e à iniciação científica dentro das escolas estaduais funcionam como um investimento no futuro de Sergipe e dos sergipanos. Por meio deles, prospectamos talentos, desenvolvemos potenciais e impulsionamos carreiras que serão um diferencial para o estado em setores estratégicos”, afirma.

Ambos os editais oferecerão apoio financeiro e recursos para implementação de ideias que visem melhorar a qualidade do ensino e a experiência educacional dos alunos.

Para o professor e coordenador do Núcleo de Integração entre as Universidades e a Educação Básica (Niueb/Dase) e membro da comissão intersetorial de projetos da Seduc, Paulo Rêgo, os novos editais são importantes para o desenvolvimento estudantil. “Projetos como esses estimulam a iniciação científica dos alunos, melhoram os indicadores das escolas e reduzem a evasão escolar”, afirma.

Além disso, a Fapitec e a Seduc mantêm outros editais abertos para fomentar a educação e a ciência. São eles: Edital n°08/2023, que incentiva a participação em olimpíadas científicas; Edital n°04/2023, que apoia o desenvolvimento de políticas educacionais; Edital n°09/2023, que facilita a participação em competições científicas; Edital n°21/2023, que apoia projetos de desenvolvimento do ensino na escola e o Edital n°22/2023, que apoia a realização de feiras de ciências na rede pública estadual de educação.

Última atualização: 28 de junho de 2024 10:13.