Sedetec e Fapitec participam do II Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo em Brasília

Evento reúne lideranças e pesquisadores para discutir o ecossistema de inovação na Educação Profissional Tecnológica (EPT)

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e sua vinculada, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), participaram do II Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), entre os dias 7 e 9 de maio. O evento foi sediado no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (Cetremec), em Brasília (DF). A programação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Representando a Sedetec, compareceram o diretor de planejamento, Maurício Nascimento Filho, e o diretor administrativo e financeiro, Geraldo Alcântara Filho. Em nome da Fundação, estiveram presentes no encontro o diretor-presidente, Alex Garcez; a diretora técnica, Carla Xavier; o coordenador executivo do Programa de Inovação Tecnológica (Proint), Paulo César Alves; e o procurador Armando Guimarães. “O evento foi muito importante, pois, dentre outras perspectivas, nos deixou informados sobre as diversas formas de como as ações estratégicas voltadas para a ciência, tecnologia e inovação poderão ser financiadas a partir deste ano, uma vez que o Governo Federal sinalizou a existência de dotações orçamentárias para tal fim”, salientou Geraldo Alcântara Filho.

De acordo com o diretor de planejamento da Sedetec, o II InovEPT oportunizou a reflexão sobre ações estratégicas para a ciência, tecnologia e inovação. “O encontro foi extremamente valioso, pois nos possibilitou uma profunda reflexão quanto à necessidade de integração entre aqueles que formam e capacitam os futuros profissionais que se integrarão às empresas do setor produtivo”, pontuou Maurício Filho.

“O intercâmbio entre agentes de fomento da inovação e educação do país é muito proveitoso, pois contribui diretamente para a compreensão das demandas pertinentes a este cenário, e, consequentemente, para a execução de políticas”, disse o diretor-presidente Alex Garcez.

Durante a programação, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, salientou a relevância do desenvolvimento das startups para o âmbito da inovação no país. “Essas empresas poderão responder a diversos problemas que surgem no nosso país. Para isso, precisamos tornar nossos alunos empreendedores, e que os professores tenham recursos permanentes para desenvolverem projetos em sala de aula voltados ao empreendedorismo”, declarou.

“O diálogo com as demais entidades que atuam na propagação da ciência, tecnologia e inovação faz-se essencial para a difusão dessas áreas. Conferências como o InovEPT representam ótimas oportunidades para o fortalecimento de parcerias”, destacou o coordenador executivo da Fapitec/SE.

Além disso, a agenda na capital do país contou com a realização de uma visita institucional à sede do MCTI, onde ocorreu uma reunião com a analista Elisângela Lizardo. Na oportunidade, foi discutido o alinhamento para a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que também será realizada em Brasília, entre os dias 4 e 6 de junho.

Também foi realizada uma visita institucional ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), conduzida pela gerente adjunta da Unidade de Inovação do Sebrae Nacional, Anny Tonet, e o gestor do Programa Startup Nordeste, onde foi discutidas orientações sobre o Programa Startup NE.

InovEPT

O InovEPT tem como objetivo promover a articulação com gestores, pesquisadores e lideranças sobre os principais vetores para promoção de um ecossistema de inovação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ainda, o encontro visa a discussão de desafios, práticas e métodos relacionados à inovação e ao empreendedorismo no campo da EPT. O evento foi dividido em três eixos: iniciação tecnológica; pesquisa, desenvolvimento e inovação; e empreendedorismo de base tecnológica.

Última atualização: 14 de maio de 2024 08:48.