Plataforma de pesquisa em Química abre programa no Brasil com acesso livre para instituições acadêmicas

Reaxys oferece cobertura de mais de 30 milhões de patentes a partir de 5 dias após publicação, retrossíntese preditiva e outros recursos únicos

Após dois anos do seu projeto de expansão de patentes, a Reaxys, da Elsevier, alcança em 2022 posição de liderança mundial entre as plataformas de dados na área de Química. Hoje, disponibiliza mais de 30 milhões de patentes – de 105 escritórios e 170 classes IPC. A possibilidade de encontrar patentes em até cinco dias úteis após sua publicação é outro destaque da indexação da ferramenta.

Toda essa informação essencial para a pesquisa científica e para análise da inteligência competitiva pela indústria agora pode ser acessada gratuitamente, por dois meses, por instituições acadêmicas do Brasil. A Elsevier acaba de abrir no país o programa de acesso livre à sua plataforma de Química, que será apoiado pela consultoria personalizada da equipe de Ciências da Vida da empresa. Interessados devem enviar solicitação para a gestora Lilian Paiva (l.paiva.1@elsevier.com).

Entre os diferenciais da Reaxys está a tradução de resumos e reivindicações publicados em idiomas diferentes do inglês, visto que permite monitorar inovações tanto regionais, como de mercados como China, Coreia e Japão – apenas esses três, juntos, respondem por quase 60% do total das patentes oferecidas pela plataforma.

A Elsevier também uniu forças com a alemã PatentSight GmbH para integrar as informações mais recentes sobre propriedades de patentes e dados do cessionário. Com essa parceria, é possível acompanhar a mudança de propriedade e o prazo das patentes no decorrer do seu tempo de vida.

Na Reaxys, a extração do número de substâncias por patente é ilimitada; a indexação dos nomes dos alvos (gene/proteína) é aprofundada em todas as patentes; e a indexação de substâncias cobre 12 escritórios prioritários, incluindo WO, US, CN, JP, KR, TW, IN. A plataforma também oferece extração manual de patentes de sete escritórios para pesquisa de substâncias com informação detalhada, dados de reação e bioatividade.

Restrossíntese preditiva: 400 mil regras de reação

A rota prevista vai funcionar? Esse é um questionamento comum para a maioria dos químicos sintéticos. Tradicionalmente, os planos de retrossíntese se baseiam tanto na experiência como nos procedimentos experimentais disponíveis na literatura científica. E se fosse possível avaliar um panorama mais diverso de rotas para aumentar as taxas de sucesso? Isso agora é possível graças ao novo módulo de Retrossíntese Preditiva do Reaxys.

Desenvolvida com recursos de machine learning e aprimorada com Inteligência Artificial, a retrossíntese preditiva foi testada em 15 milhões de reações de etapa única e 100 milhões de reações negativas virtuais, resultando em 400 mil regras de reação. Os pesquisadores têm à disposição a literatura de referência para cada etapa prevista e a disponibilidade comercial de materiais iniciais – de fornecedores conhecidos a organizações menores de sínteses customizadas.

Doutorandos do Grupo de Pesquisa liderado pelo Prof. Erick Carreira, editor-chefe da revista JACS, no ETH Zurich, passaram meses avaliando o novo recurso da Reaxys à medida que a aplicavam em seus fluxos de trabalho diários. “É muito fácil de usar e realmente economiza muito tempo”, afirmou Morritz Classen, um dos alunos do ETH.

Ele completa: “Eu não tinha experiência com ferramentas de retrossíntese preditiva. Aprendi a me livrar de alguns preconceitos e a ter a mente mais aberta. Comecei alimentando o módulo com algumas moléculas com as quais já estou familiarizado e fiquei surpreso com uma química que eu não conhecia, que vai muito além da química que funciona, ou não”.

Parceiros

Última atualização: 25 de março de 2022 10:55.

Pular para o conteúdo