O evento contou com a presença de instituições e mais de 15 empresas apoiadas pela chamada pública
A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), promoveu nesta terça, o Seminário de Encerramento do Programa Centelha II Sergipe 2° edição. A solenidade ocorreu no auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e contou com a explanação dos resultados finais dos projetos contemplados pela chamada pública n° 11 de 2021. O edital conta com apoio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), e além disso, o programa também conta com apoio do Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
Para o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, acompanhar o resultado do desenvolvimento dos empreendimentos de inovação é extremamente gratificante. Os resultados do Programa Centelha II mostram a potência desta iniciativa em nosso estado. O desenvolvimento de empresas inovadoras reflete diretamente o potencial de Sergipe em gerar soluções criativas e empreendedoras que podem transformar a economia e a sociedade local. Ainda neste ano lançaremos a terceira edição do programa, disse.
“Acreditamos que a inovação é fundamental para o desenvolvimento sustentável do estado e estamos comprometidos em apoiar iniciativas que promovam a criatividade e a competitividade das empresas sergipanas. Parabenizamos todos os participantes e apoiadores do Programa Centelha II por esse importante marco”, declarou o secretário de Sedetec, Valmor Barbosa.
Segundo o analista da Finep, Leonardo Grazziotin, a parceria entre as instituições é uma iniciativa estratégica para o empreendedorismo no estado de Sergipe. “A parceria da Finep com a Fapitec/SE é fantástica. Estamos aqui no evento de encerramento do programa Centelha 2, em que tivemos 23 empresas apoiadas pela Finep, por uma contrapartida da Fapitec/SE”.
“Os nossos agradecimentos são também ao esforço da Fundação em implantar um processo via Centelha com apoio da Sudene em 9 projetos, que somam quase 500 milhões de reais, [A iniciativa] é importante para o Estado, principalmente porque promove a competitividade não apenas do aspecto econômico, mas também na chamada tecnologia social”, destacou o coordenador de Tecnologia e Inovação da Sudene, Manoel Barreiros.
Centelha
O programa visa estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) e Bolsas de Fomento Tecnológico Extensão Inovadora, a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado de Sergipe.
“Nós participamos do Programa Centelha, um programa que nos ajudou porque estávamos fazendo o investimento próprio na plataforma e, sem dúvida, com o programa, nós conseguimos impulsionar e desenvolver a plataforma para que a gestão do poder público seja mais eficiente”, salientou a CEO da startup Conformia, Clara Cardoso Machado.






