Fapitec inicia série de visitas técnicas a empreendimentos inovadores apoiados pelo programa Centelha II

Ação tem como objetivo acompanhar a execução dos projetos e prestar orientações aos desenvolvedores

Tendo como objetivo acompanhar de perto o desenvolvimento dos projetos contemplados pelo programa Centelha II, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) realizou durante esta semana uma série de visitas técnicas aos empreendimentos inovadores apoiados pela instituição. O Centelha é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Fundação Certi. As atividades de visitação tiveram início na segunda (04), e seguirão durante todo o mês de março.

“As visitas técnicas, já previstas no termo de outorga do edital, fazem parte de uma etapa muito importante do processo de supervisão dos projetos desenvolvidos. Esta é uma oportunidade para nós enquanto fundação de fomento acompanhar com proximidade os empreendimentos desenvolvidos sob amparo da Fapitec”, explica o coordenador executivo do Programa de Inovação Tecnológica (Proint) da Fapitec/SE, Paulo César Alves.

Para o diretor-presidente da Fapitec, Alex Garcez, a evolução dos empreendimentos é um reflexo do sucesso do Programa Centelha em Sergipe. “Tendo como principal objetivo incentivar a cultura empreendedora, reconhecemos que a segunda edição do programa cumpriu com o seu papel de impulsionamento da área de inovação”, disse.

Projetos
Inicialmente a ação de acompanhamento prevê a visita de mais de 20 projetos que estão em fase de desenvolvimento. Dentre os projetos visitados estão a Plataforma Engplay (player de conteúdo educativo do setor de engenharia), o Quick Aid K (curativo hemostático de vitamina K), a JedTech (empresa especializada na criação de treinamentos industriais avançados com a utilização de Realidade Aumentada), o GereFrotas (software para gestão de frotas públicas), a Cultive-se (fazenda urbana que atua na produção de microverdes e PANCs) e o Ayo Entregas (plataforma de qualidade e otimização de entregas).

“Dentro do meu projeto, os recursos financeiros foram utilizados principalmente na parte do audiovisual como também na infraestrutura. A verba que veio destinada da Fapitec conseguiu ajudar na aceleraração da produção de conteúdo, porque contamos com professores, videomaker e equipe de edição”, disse o sócio da plataforma Engplay, Danyllo Santana, sobre a importância dos recursos oriundos do programa.

Inovação
Além da disponibilização de recursos financeiros, o Programa Centelha tem como propósito conceder capacitações e diferentes tipos de suporte aos projetos selecionados, com a finalidade de impulsionar a transformação de ideias inovadoras em negócios. Para o gestor da plataforma Ayo Entregas, Iuri Magno Damasceno, o suporte oferecido pelo programa contribui diretamente para a ampliação do mercado de inovação.

“Nós nascemos como uma empresa de mobilidade e enxergamos que era um mercado que estava crescendo, só que precisava de muito mais tecnologia para a gente fazer o negócio rodar, e aí foi que chegou a ideia do Centelha. Com o apoio do programa desenvolvemos o software e impulsionamos a divulgação”, salientou Iuri.

Parceiros

Última atualização: 8 de março de 2024 18:12.

Ir para o conteúdo