EDITAL FAPITEC/SE/SPM Nº 09/2024 – PROGRAMA MENINAS NAS CIÊNCIAS

1. Sobre o Programa

O estímulo à inserção de mulheres em atividades científicas representa uma quebra de paradigma histórico-cultural. Durante muito tempo, as mulheres ocuparam espaços fechados e restritos, como o ambiente doméstico, sendo responsáveis pela criação dos filhos e pela casa.

Mesmo que vagarosamente, esse cenário vem mudando. No entanto, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), de 2020, a representatividade global feminina entre os pesquisadores universitários é de apenas 29% (vinte e nove por cento). Ainda de acordo com o mesmo estudo, no contexto brasileiro, a representação de mulheres em cargos de liderança na área de Ciência e Tecnologia está entre 0% (zero por cento) e 2% (dois por cento).

Diante do contexto apresentado o fomento a programas de estímulo à inserção de meninas e mulheres em atividades científicas e tecnológicas, de forma que proporcionem melhorias no atual cenário, oportuniza o despertar de potenciais talentos femininos no desenvolvimento de estudos e projetos em áreas estrategicamente selecionadas como portadoras de futuro e fomentadoras do desenvolvimento socioeconômico.

2. Objetivo do Edital

Fomentar a inserção de Meninas e Mulheres em atividades científicas e tecnológica, buscando despertar o interesse de jovens sergipanas no envolvimento de atividades científicas e tecnológicas, de forma a incentivar a busca por profissões e carreiras portadoras de futuro.

3. Valor, quota, distribuição e duração dos auxílios e das bolsas

O valor total do Edital será de R$ 739.440,00 (setecentos e trinta e nove mil, quatrocentos e quarenta reais), com recursos oriundos do FUNTEC, para a contratação de até 08 (oito) projetos com auxílio financeiro à pesquisa, 08 (oito) bolsistas de Mestrado – GM, 08 (oito) bolsistas de Iniciação Científica – IC, 16 (dezesseis) bolsistas de Apoio Técnico à Pesquisa Nível Supeior – ATP NS e 48 (quarenta e oito) bolsistas de Iniciação Científica Júnior – IC Jr, cada projeto terá direito a:

01 (um) Auxílio Financeiro à Pesquisa: será destinado um auxílio financeiro à pesquisador no valor de R$ 18.750,00 (dezoito mil e setecentos e cinquenta reais) por proposta aprovada, com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento e despesas administrativas do projeto, que deverá ser utilizado no prazo máximo de até 15 (quinze) meses, condicionada a vigência do Acordo de Cooperação Técnica. Deste valor R$ 11.250,00 (onze mil duzentos e cinquenta reais) deverão ser utilizados para despesas com custeio (33.90.20) e R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais) deverão ser utilizados para despesas com capital (44.90.20).

01 (uma) Bolsa de Mestrado – GM: será destinada 01 (uma) bolsa GM por projeto aprovado, a aluna regularmente matriculada em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Acadêmico ou Profissional ou que venha a ser matriculado no semestre do ano corrente, em Instituição de ensino superior (IES) pública ou privada sem fins lucrativos, sediadas em Sergipe. O valor da bolsa é de R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais)/mês pelo período de até 12 meses, de acordo com a Resolução CONSAD/FAPITEC/SE nº 81/2023, de 17/08/2023.

01 (uma) Bolsa de Iniciação Científica (IC): será destinada 01 (uma) bolsa IC por projeto aprovado, a aluna regularmente matriculada em curso de nível superior de Instituição de ensino superior (IES) pública ou privada sem fins lucrativos, sediadas em Sergipe. A bolsa tem o valor de R$ 700,00 (setecentos reais)/mês pelo período de até 12 meses, de acordo com a Resolução CONSAD/FAPITEC/SE nº 81/2023, de 17/08/2023.

02 (duas) Bolsa de Apoio Técnico à Pesquisa Nível Superior (ATP NS): serão destinadas 02 (duas) bolsas ATP NS por projeto aprovado, a profissionais com terceiro grau completo ou perfil equivalente, que exerça atividades técnicas de nível superior, envolvendo técnicas e métodos específicos e que tenha vínculo com a instituição executora ou co-executora. O valor da bolsa é de R$ 770,00 (setecentos e setenta reais)/mês pelo período de até 12 meses, de acordo com a Resolução CONSAD/FAPITEC/SE nº 81/2023, de 17/08/2023.

06 (seis) Bolsas de Iniciação Científica Júnior (IC Jr): serão destinadas 06 (seis) bolsas IC Jr por projeto aprovado, a alunas do ensino fundamental, médio ou profissionalizante de escolas públicas ou privadas sem fins lucrativos, localizadas em municípios do estado de Sergipe. A bolsa é de R$ 300,00 (trezentos reais)/mês pelo período de até 12 meses, de acordo com a Resolução de acordo com a Resolução CONSAD/FAPITEC/SE nº 81/2023, de 17/08/2023.

4. Cronograma

ATIVIDADESDATA
Prazo para envio eletrônico das propostas (Protocolo Externo do e-DOC Sergipe à FAPITEC/SE)17/05/2024 a 21/06/2024
Período de enquadramento das propostas25/06/2024 a 27/06/2024
Divulgação da lista de propostas habilitadas28/06/2024
Período de julgamento das propostas01/07/2024 a 01/08/2024
Divulgação do Resultado Preliminar no portal da FAPITEC/SE02/08/2024
Período para interposição de Recursos Administrativos do     Resultado Preliminar05 (cinco) dias úteis, a contar da data da publicação do Resultado Preliminar no Diário Oficial do Estado.
Divulgação do Resultado Final no portal da FAPITEC/SE20/08/2024
Início do período de contrataçãoA partir de 02/09/2024

NOTAS:
1. No período de envio eletrônico da proposta, o proponente, pessoa física, deverá registrar-se no E-DOC > Protocolo Externo, para submeter proposta obrigatoriamente à Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe – FAPITEC/SE.
2. O registro não poderá ser em nome de terceiros ou em nome da instituição executora, e deverá conter os dados pessoais do proponente/coordenador do projeto, nome, telefone e e-mail.

Última atualização: 28 de junho de 2024 12:51.