Evento reuniu profissionais da saúde, gestores, pesquisadores, estudantes e usuários do SUS
A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) participou do Seminário de Desenvolvimento Técnico-Científico em Educação Permanente no Sistema Único de Saúde (SUS): Fortalecendo o Processo de Trabalho em Saúde (SDTEC). O evento promovido pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa) teve como objetivo atualizar e fortalecer os conhecimentos sobre Educação Permanente em Saúde (EPS), reunindo profissionais da saúde, gestores, pesquisadores, estudantes e usuários do SUS. O encontro ocorreu entre os dias 25 e 27 de novembro.
Representando a Fundação, o diretor financeiro, Mario Cézar Santos, destacou a importância do fomento da pesquisa e da ciência no âmbito da saúde durante a mesa de abertura. “Encontros como este são essenciais para o fortalecimento da prática científica, e visualizamos a ciência como o motor da inovação em saúde”.
No segundo dia de explanações, o coordenador executivo de Inovação da Fapitec/SE, Paulo Alves, apresentou um painel com o tema: ‘A importância do investimento das instituições de fomento para o desenvolvimento de tecnologias para o SUS’. “A Fapitec/SE possui inúmeras iniciativas que fomentam o desenvolvimento da saúde no nosso estado, o Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) é um exemplo disso e reconhecemos a prática científica como uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse.
A programação contou com a participação dos assessores Letícia Almeida e Helder Sacramento que levaram para o público presente informações sobre o papel da Fundação, como também, apresentaram iniciativas desenvolvidas pela instituição como chamadas públicas voltadas ao financiamento de projetos e pesquisas.
Seminário
Sediado na faculdade Pio Décimo, o Seminário de Desenvolvimento Técnico-Científico em Educação Permanente no Sistema Único de Saúde (SUS) contou com a submissão de trabalhos a apresentações de painéis de convidados e autoridades vinculados à saúde e à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).