Projeto apoiado pela Fapitec/SE participa da 5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências em Brasília

Evento promovido pelo Governo Federal atraiu pesquisas desenvolvidas na educação básica em todo o país

Na última semana, o projeto executado por estudantes do Colégio Estadual Professor Hamilton Alves Rocha, em São Cristóvão, que busca soluções sustentáveis para a remoção de corantes em efluentes industriais, foi um dos destaques da 5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências em Brasília. A pesquisa intitulada “Potencial Aplicação de Esponjas Verdes Adsorventes na Indústria Têxtil” conta com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) por meio do Programa de Projetos Científicos e Tecnológicos na Rede de Educação Estadual (Bolsas Ic Júnior), que também conta com a parceria da Secretaria da Educação e da Cultura (Seduc).

O evento foi realizado entre os dias 24 e 26 de setembro. Para o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, o reconhecimento do projeto no evento mostra a potência dos projetos desenvolvidos no estado de Sergipe. “Ver pesquisas idealizadas e executadas em Sergipe rompendo as barreiras do estado é muito gratificante. A Fapitec/SE enquanto organização de fomento busca promover oportunidades e recursos para estes jovens pesquisadores”, disse ele.

De acordo com a professora e orientadora do projeto, Patrícia Fernanda Andrade, a participação do projeto no evento de âmbito nacional oportuniza a Sergipe apresentar ao país a qualidade do ensino desenvolvido na rede pública. “Durante esses cinco dias, os contatos com outros projetos, apresentações e socialização de novos saberes contribuirão com mudanças significativas nas nossas vidas pessoais e profissionais”, pontuou.

Projeto

A produção das esponjas verdes advindas da vagem da moringa foi executada por alunos da 1ª e 3ª série, com o objetivo de serem utilizadas no processo de tratamento para remoção de corantes, presentes nos efluentes industriais. As etapas metodológicas da pesquisa foram: tratamento físico; curva de calibração do corante AM; estudo de adsorção; e simulação do sistema de tratamento de efluentes.

5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências

O evento recebeu projetos científicos de todo o país. Ele foi promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Fórum Nacional de Coordenadores de Feiras e Mostras Científicas, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).  

O projeto desenvolvido pelos alunos do Colégio Estadual Professor Hamilton Alves Rocha foi contemplado pelo Programa de Projetos Científicos e Tecnológicos na Rede de Educação Estadual (Bolsas Ic Júnior). O edital lançado em 2021 também conta com a parceria da Secretaria da Educação e da Cultura (Seduc).

Parceiros

Última atualização: 4 de novembro de 2024 10:22.

Pular para o conteúdo