Programa de abrangência nacional objetiva atender às demandas e peculiaridades específicas de cada unidade federativa do Brasil
Na manhã desta quinta-feira, 25, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), promoveu uma reunião virtual com pesquisadores doutores da área de saúde de Sergipe. A proposta da reunião foi discutir e validar as linhas de pesquisa propostas para a oitava edição do Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde – SUS (PPSUS).
Estiveram presentes na reunião a diretora técnica da Fapitec/SE, Carla Xavier, o coordenador executivo de Inovação, Paulo Alves, e o gerente das Câmaras de Avaliação, Diron Cruz. Representando a Secretaria de Estado de Saúde (SES), estiveram presentes a coordenadora do Núcleo de Pesquisas, Jalcira Izidro, e Jacqueline Couto. O Ministério da Saúde (MS) também acompanhou as discussões por meio da presença e contribuição da analista Adriana Soares.
“A proposição de linhas de pesquisa é uma etapa fundamental para o desempenho do programa. Este momento de partilha de conhecimentos entre as instituições e os pesquisadores, sobretudo da área da saúde, contribuirá diretamente para o sucesso do PPSUS em nosso estado”, declarou Carla Xavier.
De acordo com o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, a elegibilidade das problemáticas propostas pelos pesquisadores doutores também integra a etapa inicial do PPSUS, a partir do preenchimento de um formulário. “A contribuição da comunidade científica sergipana é de imensa valia para nós, vislumbramos a partir das eleições das linhas prioritárias, executar mais uma edição de sucesso do programa em Sergipe”, disse.
PPSUS
O Programa Pesquisa para o SUS é uma iniciativa que objetiva descentralizar o fomento à pesquisa em saúde nas unidades federativas (UF), que promove o desenvolvimento científico-tecnológico, visando atender as demandas e peculiaridades específicas de cada UF do Brasil, refletindo na redução das desigualdades regionais.






