Programação contou com roda de conversa sobre startups e visita institucional ao IFS
Atentando-se a importância de fomentar a inovação no mundo dos negócios, a equipe técnica da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) esteve no alto sertão sergipano na terça-feira, 19, para participar de uma série de atividades.
A primeira parada foi no município de Canindé do São Francisco, para participar de uma roda de conversa sobre startups que surgiram no ambiente escolar. O encontro foi sediado no Colégio Estadual Dom Juvêncio de Brito. Na oportunidade, foram apresentadas três startups elaboradas através da iniciativa dos estudantes, professores, e de toda a equipe pedagógica da escola, em parceria com o Hub Xingó de Inovação e demais empresas.
“Para nós enquanto entidade de apoio à inovação em Sergipe, é essencialmente relevante promover este tipo de encontro em municípios do nosso estado, os jovens por sua vez, representam uma grande oportunidade na construção de ideias inovadoras”, salientou o presidente da Fapitec, Alex Garcez.
Durante a programação, a comitiva da Fundação também teve a oportunidade de conhecer o “Collabora Coworking”, espaço do empresário Vitor França, que receberá as startups sediadas no município e onde está funcionando o Hub Xingó de Inovação.
Além disso, a equipe da Fapitec/Se marcou presença na abertura da Feira de Conhecimento e Arte (Feconart), também realizada no Colégio Estadual Dom Juvêncio de Brito, com diversos stands para exposição de projetos.
A Feira de Ciências, Cultura e Arte (Feconart) surgiu a partir de um desejo da equipe do Dom Juvêncio em dar vazão aos diversos trabalhos de iniciação científica desenvolvidos na unidade escolar desde 2018. O Centro de Excelência foi contemplado no edital 04/2022 de Feiras de Ciências Escolares do Governo de Sergipe, conduzido via Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).
Poço Redondo
A equipe da Fapitec também esteve em Poço Redondo para a realização de uma visita institucional ao campus do Instituto Federal de Sergipe (IFS) localizado no município. Acompanharam a visita a diretora geral do IFS Poço Redondo, Irineia Rosa do Nascimento, e a colaboradora do projeto Fic-Eja Educação, no campus IFS Poço Redondo, Erika Patricia Gusmão.
