Iniciativa beneficiará bolsistas, pesquisadores e empreendedores inovadores
Para trazer benefícios para os bolsistas, pesquisadores e empreendedores inovadores, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), entregou ao banco do Estado de Sergipe (Banese) uma proposta para a criação do Cartão Pesquisa Mais Sergipe. A iniciativa é voltada aos aprovados nos editais de fomento da instituição, que recebem mensalmente apoio financeiro para o desenvolvimento das pesquisas, projetos e ideias inovadoras.
Atualmente, a fundação tem em média 1.400 bolsistas, 500 pesquisadores e 200 empreendedores inovadores recebendo recursos. Segundo o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, o cartão visa a melhoria do fluxo financeiro e a otimização da usabilidade dos recursos por parte dos aprovados nos editais da instituição.
“Hoje, o bolsista, pesquisador e empreendedor para ter acesso ao recurso precisa abrir uma conta de pessoa física no Banese. Com a nova modalidade do cartão proposta, não será necessária a abertura da conta, não haverá taxas bancárias e nem burocracia, permitindo uma maior agilidade no fluxo entre a Fapitec e os aprovados que recebem apoio, e mais eficiência na utilização dos recursos vinculados aos projetos de fomento à ciência, pesquisa tecnológica e empreendedorismo inovador ”, explicou.
O diretor-presidente contou ainda que, em caso de aprovação da proposta, será constituído um projeto piloto. “Teremos mais algumas reuniões. O Banese vai analisar a pertinência da implantação e, posteriormente, será constituído um projeto piloto em um dos editais da Fapitec. A novidade vai ser benéfica tanto para o Estado, quanto para os aprovados nos projetos da Fapitec”, afirmou Alex Garcez.
Durante a entrega da proposta, o presidente do Banese, Marco Queiroz, ressaltou a parceria entre a Fapitec/SE e o banco do Estado. “Recebemos com muita felicidade a proposta da Fapitec. O cartão se adequará às necessidades dos bolsistas, pesquisadores e empreendedores inovadores selecionados pela fundação. Queremos sim tornar essa parceria frutífera”, declarou.








