Saiu o resultado final da primeira fase do Programa Centelha

Após o encerramento do prazo para a interposição de recursos administrativos no último dia trinta de setembro, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec) divulgou nesta sexta-feira, 04, o resultado definitivo da primeira fase do Programa de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha-SE). Foram aprovadas 201 ideias para a segunda fase do programa. A Fapitec já havia divulgado a lista preliminar de aprovados com 200 participantes no dia 19 setembro. Uma ideia foi aprovada para a segunda etapa por meio de recurso.

A coordenadora de inovação da Fapitec, Ana Flávia Menezes diz que nesta primeira fase os proponentes responderam a quatro questões. “Qual é o problema que pretende resolver, qual é a solução proposta, qual é o seu diferencial frente ao que já existe no mercado e qual a identificação e perfil da equipe envolvida”, detalha.

Ana Flávia Menezes diz ainda que o Programa Centelha contribuirá para o estabelecimento da ponte entre academia e a indústria em Sergipe , já que muitas das ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. “Além disso, o Programa Centelha abre espaço para participação de todos os cidadãos do estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores e consolida uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador”, finaliza.

Próximas etapas

Os 201 participantes da segunda fase deverão elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances da ideia gerar um bom negócio. Os critérios de avaliação serão os seguintes: Potencial de Inovação( fornecimento de valor do produto, grau de inovação e nível de domínio das tecnologias envolvidas,Potencial de Mercado(tamanho, abrangência e tendências e Fator de Risco (investimentos necessários, capacidade técnica e gerencial da equipe, modelo de negócio).

Para a terceira fase deverão passar até 100 propostas, onde cada participante irá desenvolver um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Ao longo de todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio.

Ao final, até 23 projetos serão contemplados, cada um com R$53 mil, não reembolsáveis, além de outros benefícios oferecidos por parceiros do programa. Ainda, durante seis meses, essas empresas passarão por um processo de pré-incubação com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso. Mais informações podem ser obtidas no setor de inovação da Fapitec: (79) 3259-3007.

Lista dos aprovados, o número e porcentagem de temáticas de destaque, regiões e municípios com maior número de ideias aprovadas e formação acadêmica, abaixo:

Parceiros

Última atualização: 5 de março de 2021 09:37.

Pular para o conteúdo