Governo e Fapitec apoiam empreendedorismo e inovação com suporte do Programa Centelha em 2021

Ano marca retomada no andamento dos projetos contemplados na primeira edição do edital, que tiveram cronograma afetado pela pandemia

Durante o ano de 2021, o Governo de Sergipe apoiou e auxiliou a execução de diversos projetos no ramo de empreendedorismo e inovação. Um dos principais suportes nesse trabalho foi o Programa Centelha, operacionalizado em Sergipe pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado (Fapitec/SE). Com escopo diverso, as propostas apoiadas pelo Centelha apresentam soluções em áreas como meio ambiente, educação e saúde, entre outras atividades estratégicas.

2021 marcou a retomada dos projetos contemplados na primeira edição do Centelha, que tiveram seu planejamento afetado pela pandemia. O Centelha 1 foi iniciado ainda em 2019, com a abertura do edital, seguida da contratação dos projetos, em 2020. Em 2021, o andamento se fortaleceu, inclusive com acompanhamento presencial da Fapitec. A segunda edição do programa em Sergipe, cuja abertura do edital ocorreu no início de dezembro, encontra-se em fase de recepção de propostas.

“Em 2021, tivemos a oportunidade de acompanhar ainda mais de perto os projetos da primeira edição do Centelha, retomando as reuniões presenciais com os coordenadores e equipes. De forma conjunta, estamos conseguindo realinhar cronogramas e metas, além de rever a estrutura de cada proposta, para que todos sejam concluídas com sucesso”, salienta o diretor-presidente da Fapitec, Ronaldo Guimarães.

Variedade

Entre os 21 projetos que atualmente seguem em desenvolvimento na primeira edição do Centelha em Sergipe, a variedade de focos é uma das principais marcas. O setor de Serviços é um dos mais populares, oferecendo soluções para as mais diversas demandas. Exemplo é a plataforma Levve, aplicativo que mapeia as melhores ofertas de preços para garantir a economia aos usuários durante as compras.

Também no ramo de Serviços, o aplicativo Resolveapp media o contato entre prestadores e clientes para facilitar contratação e execução de serviços específicos em prédios e espaços condominiais. Em se tratando de serviços de Saúde, o cartão ComVida oferece serviços e benefícios a associados com valores abaixo do mercado, através de parcerias com clínicas e profissionais. Ainda falando em Saúde, a empresa Care Farmacêutica vem atuando na produção de um gel termorreversível, voltado ao tratamento da candidíase.

O segmento de Educação e Aprendizagem é mais um dos focos do Centelha, como exemplifica o projeto Nemonic. A proposta se baseia no uso de associações mnemônicas na assimilação e construção de vocabulário, para aprender outros idiomas. Também unindo tecnologia e educação, o aplicativo 3dview Livros Interativos simula visualizações tridimensionais a partir da câmera do celular, auxiliando no aprendizado de estudantes de engenharia. A proposta didática e o uso de realidade aumentada também é um dos focos do PIC, jogo mobile que visa proporcionar a crianças o primeiro contato com habilidades em programação e robótica.

Potencial

A possibilidade de projeção é mais uma das marcas dos projetos apoiados pelo Centelha. É o caso do Aquarium 1.0, que vem desenvolvendo um simulador marítimo para localização de vazamentos hidráulicos e inspeção de equipamentos. O simulador reúne condições de adesão no mercado de exploração de petróleo e gás em águas profundas, em franco desenvolvimento no estado.

O potencial de disseminação também é uma característica do projeto Nikola, que utiliza componentes da bicicleta em um veículo com propulsão elétrica para mobilidade urbana. Atualmente fabricado de forma artesanal, o veículo possui características inovadoras, com forte apelo comercial. Também dialogando com as necessidades do mercado, o projeto Life Biotech aposta no tratamento de efluentes por meio de uma microalga, reduzindo a quantidade de carga orgânica em dejetos líquidos antes de serem despejados em mananciais.

Os demais projetos contemplados na primeira edição do Centelha Sergipe estão disponíveis em https://se.programacentelha.com.br/. Para inscrever-se na segunda edição do programa e fazer parte deste rol de ideias inovadoras, conheça o edital e saiba mais sobre candidaturas.

Programa Centelha

O programa tem o intuito de estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo o território nacional. Para tanto, o Centelha visa incentivar a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país. O recurso global destinado ao financiamento no edital é de R$ 1,2 milhão, com incentivo superior a R$ 53 mil por projeto. 

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) assinam a realização do Programa. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI também são parceiros na iniciativa.

Parceiros

Última atualização: 27 de dezembro de 2021 09:55.

Pular para o conteúdo