Governo do Estado apoia projeto que visa capacitar crianças e adolescentes para impressão 3D

Desenvolvimento da plataforma é financiado pelo Edital Tecnova II, da Fapitec

Divulgar a impressão 3D e fazer com que Sergipe assuma a posição entre os pioneiros dessa tecnologia são os pilares do projeto InoVector3D, que irá desenvolver uma plataforma para capacitação de crianças e adolescentes no estado. A proposta está entre as selecionadas pelo Programa de Apoio à Inovação em Empresas Brasileiras (Tecnova II), através do Governo do Estado e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).

Com o crescimento gradativo da impressão 3D no mundo, escolas brasileiras sentiram a necessidade de incorporar estas práticas aos alunos. Pensando nesse sentido, profissionais da empresa InoVector3D estão desenvolvendo uma plataforma online que irá facilitar o uso dessa tecnologia de impressão em escolas, no processo de ensino, assim como na gestão de laboratórios com mais de uma impressora, já existentes em alguns centros de pesquisa da região.

Segundo o coordenador da plataforma, Marcos Felipe Sobral, a execução do projeto se dará em 24 meses devido à quantidade de módulos que estão sendo desenvolvidos. “O Tecnova é uma grande oportunidade para o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para o mercado, então houve total aderência ao propósito da InoVector3D. Isso se relaciona com a disseminação da adoção da impressão 3D e com o intuito de colocar Sergipe na dianteira do domínio dessa tecnologia”, disse.

Marcos também ressalta que os incentivos do Governo do Estado através destes editais colaboram com os envolvidos nos projetos de tecnologia e inovação. “É muito importante esse tipo de projeto para desenvolver as empresas sergipanas e, consequentemente, criar um ambiente de negócio inovador, fazendo florescer em Sergipe um polo tecnológico no Nordeste e no Brasil. Acreditamos que ações como essa vão propiciar condições para que Sergipe assuma um papel de destaque no cenário nacional”, destacou.

Tecnova II

O edital Tecnova II busca estimular as atividades de inovação e incrementar a competitividade entre empresas no cenário pós-pandemia. A seleção contempla empresas brasileiras com sede em Sergipe e faturamento anual de até R$ 16 milhões. As empresas autoras das propostas selecionadas e contratadas têm acesso ao suporte técnico da Fapitec para auxiliar na execução dos projetos. O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/FINEP) é responsável pelo financiamento do programa, que inclui um aporte global de R$ 2 milhões.

Parceiros

Última atualização: 9 de dezembro de 2021 15:35.

Pular para o conteúdo