Fapitec/Se participa da cerimônia de premiação da XIII Feira Científica de Sergipe (Cienart)

Contemplada no Edital nº 10/2023, Cienart recebeu apoio do Governo do Estado

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/Se) participou na sexta-feira, 20, da XIII Feira Científica de Sergipe (Cienart), realizada no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e é uma iniciativa conjunta da Associação Sergipana de Ciência (ASCi), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Sergipe (IFS), sob a coordenação da professora Zélia Soares Macedo.

“Este é um projeto que já está em seu 13º ano e que vai além de uma simples feira; trata-se de uma formação continuada de professores, capacitando-os para que eles possam implementar a metodologia científica em sala de aula”, destacou a coordenadora do evento, Zélia Soares.

A Cienart reúne anualmente cerca de cinco mil pessoas no espaço da Universidade Federal. São pesquisadores, professores, estudantes da Educação Básica e das Universidades, trocando experiências e popularizando a Ciência, a Tecnologia, as Artes e a Inovação produzidas no estado. “Apoiamos a Cienart através de um edital para Feiras Científicas e fizemos questão de estarmos presentes, afinal, este é um ambiente repleto jovens cientistas, de escolas de todo o estado, e que tem a ciência, tecnologia e inovação, como propósito educacional”, avaliou o presidente da Fapitec, Alex Garcez.

O objetivo é incentivar a produção de experimentos e estimular o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva, enriquecendo os estudantes no despertar de vocações, além de incentivar o uso das pesquisas no âmbito do estado de Sergipe. Para dar suporte aos participantes, foram desenvolvidas atividades paralelas ao longo de todo ano.

“Auxiliamos na elaboração dos projetos, como também na escrita de artigos científicos. Para os alunos, esse contato com o processo de letramento científico é muito importante, pois além de proporcionar a oportunidade de participar da feira, que permite que eles compartilhem seus projetos e aprendizados com um público mais amplo, também possibilita aos estudantes vivenciar desse ambiente acadêmico”, explicou Zélia.

Fomento
A Cienart foi realizada com aporte financeiro a partir do Edital nº 10/2023 de Programa de Apoio à Realização de Feira de Ciências da Fapitec/Se, com recursos oriundos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), gerido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), no valor total de R$ 37.900,00.

Premiação
A comissão organizadora da XIII Feira Científica de Sergipe (Cienart) pré-selecionou 132 trabalhos de bancada, sendo 107 de alunos e professores da rede estadual de ensino. Das 17 apresentações de palco, 15 (todas da rede pública) foram classificadas para a etapa eliminatória.

As equipes premiadas receberam certificado, brindes e bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo a diretora técnica da Fapitec/SE, Carla Xavier, que acompanhou a premiação, a realização das feiras são uma excelente oportunidade dos alunos vivenciarem a pesquisa de uma forma prática. “Esse apoio oferecido pela Fapitec é de extrema relevância, pois promove aos estudantes uma experiência enriquecedora de  uma forma abrangente e efetiva”, pontuou.

Parceiros

Última atualização: 24 de outubro de 2023 11:33.

Pular para o conteúdo