
Na manhã da segunda-feira, 04 de abril, foi realizada reunião entre gestores da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) e do Parque Tecnológico de Sergipe (Sergipetec) sobre o andamento das ações do Programa Estruturante de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&II) do Estado.
Durante a reunião, que aconteceu na sede da Fapitec, o diretor-presidente da fundação, Ronaldo Guimarães, recebeu o diretor técnico do Sergipetec, Diego Costa, e o gestor de Energia, Marcos Felipe Sobral dos Santos, que apresentou um resumo das ações que estão sendo executadas.
A reunião foi uma oportunidade de aliar as ações do programa em torno de um calendário de execução e ajustes necessários para o Estruturante II, o maior projeto de ciência, tecnologia e inovação do Estado de Sergipe.
“Hoje tivemos uma reunião muito importante aqui na sede da Fapitec, recebendo os gestores do Sergipetec e a empresa AIKI Inovação e Tecnologia para tratar de um projeto importantíssimo para o Estado de Sergipe, que é o Programa Estruturante II. Agradecemos a presença dos gestores do Parque Tecnológico, pois foi possível alinhar as ações que são executadas pelos dois órgãos para conclusão do Programa e receber o representante da empresa responsável pela elaboração do Arranjo Institucional onde ele pode apresentar esse importante documento que visa dinamizar as ações de PD&I executadas no Sergipetec”, enfatiza Ronaldo Guimarães.
Na oportunidade foi apresentado também o Arranjo Institucional pela empresa de consultoria AIKI Inovação e Tecnologia Ltda, através do seu sócio Ewerton Larry, que possui vasta experiência na área. “Esse documento irá oferecer uma estrutura com expectativa funcional para utilização de laboratórios e unidades tecnológicas desenvolvidas no Sergipetec”, destaca Ronaldo Guimarães.
O programa Estruturante II tem a Fapitec como proponente e o Sergipetec como executor. A iniciativa conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTIC) com contrapartida do Estado.
As ações contemplam as áreas de energias renováveis como a eólica. A iniciativa tem a parceria da Emdagro, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto Tecnológico de Pesquisas (ITP) e Embrapa Tabuleiros Costeiros.
Também participaram da reunião, diretores, assessores e técnicos da Fapitec.