A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe – FAPITEC foi condecorada na manhã desta quinta-feira, 12, com a Medalha de Incentivo à Ciência e Tecnologia Professor Antônio Tavares de Bragança, pela contribuição no fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação no estado de Sergipe. A homenagem à Fapitec foi concedida pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), na solenidade alusiva aos 96 anos de existência do ITPS.
Para o Diretor-Presidente em exercício da Fapitec, Gildásio Muniz, a homenagem feita pelo ITPS é fruto de um trabalho que a Fapitec realiza há 14 anos em prol da pesquisa e da inovação no estado de Sergipe. “É uma honraria, um momento de congratulação para nós da Fapitec receber essa medalha e poder também participar da comemoração dos 96 anos do ITPS”, ressalta.
O Diretor-Presidente do ITPS , Antonio Carlos Porto de Andrade diz que a Fapitec foi homenageada porque ao longo da sua existência prestou relevantes serviços ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia por meio do apoio à pesquisa e concessão de bolsas para pesquisadores . “A Fapitec é um braço fundamental em Sergipe, um estado só cresce com pesquisa, ciência e Inovação”, destaca.
A Fapitec
Instituída em 12 de dezembro de 2005, A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe – FAPITEC/SE, tem como finalidade: promover o apoio e o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, e também da inovação tecnológica, bem como do empreendedorismo, no território estadual, atendendo com prioridade a maximização das potencialidades locais, em consonância com a Política Estadual de Ciência e Tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de Sergipe.
Como pilares, a Fapitec apoia a formação de recursos humanos; pesquisa científica; pesquisa em políticas públicas; pesquisa tecnológica e inovação e difusão Científica. Na área de recursos humanos, proporciona o acesso à bolsas de iniciação e pesquisa na escola de ensino médio; bolsas de iniciação à pesquisa em ensino superior; bolsas de inovação, mestrado e doutorado e bolsas de atração e fixação de doutores. Na pesquisa científica, disponibiliza o auxílio financeiro aos jovens doutores e aos projetos de excelência.
Na área de pesquisa em políticas públicas, auxilia à pesquisa em gestão pública, para atender as demandas das secretarias estaduais; auxílio à pesquisa em demandas tecnológicas; apoio à pesquisa em educação básica e apoio aos projetos sociais (interação entre pesquisador e comunidade.
No âmbito da pesquisa tecnológica e inovação, oferece apoio à montagem de infraestrutura laboratorial para projetos em áreas estratégicas e apoia projeto com a linha inovadora e tecnológica, com destaque para o Programa de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha), lançado em junho deste ano.