Fapitec celebra 16 anos de apoio à ciência, tecnologia e inovação em Sergipe

Criada em 13 de dezembro de 2005, fundação vem contribuindo para a produção científico-tecnológica no estado

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) comemora nesta segunda-feira (13) 16 anos de serviços prestados à população sergipana. Com a missão de fomentar e induzir a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para contribuir com o desenvolvimento sustentável no território estadual, a Fapitec reúne um amplo histórico de apoio à pesquisa e ao empreendedorismo. Alinhada às premissas do Governo de Sergipe, a fundação vem mantendo um diálogo aberto com as instituições e a sociedade civil, contribuindo de forma técnica e material para a produção científico-tecnológica no estado.

Instituída pela Lei 5.771 de 12 de dezembro de 2005, publicada no Diário Oficial do Estado em 13 de dezembro do mesmo ano, a Fapitec visa atender com prioridade à maximização das potencialidades locais em Sergipe, em consonância com a Política Estadual de Ciência e Tecnologia. A Fapitec substituiu a antiga Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Sergipe (FAP/SE), criada em 1999, que passou por um processo de fusão e foi transformada na Diretoria de Apoio e Desenvolvimento (DIRAD).

Para o diretor-presidente da Fapitec, Ronaldo Guimarães, a celebração dos 16 anos abre espaço para o reconhecimento da sociedade em relação à relevância da entidade para Sergipe. “A Fapitec é um órgão estratégico para o estado, pois tem uma capilaridade que permite trazer investimentos de fomento a CT&I através das parceiras federais, como CNPq, CAPES e Finep. Ficamos felizes com essa data, e esperamos que a Fapitec possa contribuir ainda mais com as ações do Governo de Sergipe”, ressalta. 

A Fapitec é vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). De acordo com o titular da Sedetec e presidente do Conselho Administrativo da Fapitec (Consad), José Augusto Carvalho, o trabalho da fundação tem sido um diferencial em Sergipe. “A Fapitec é uma ponte para que agentes do segmento de ciência, tecnologia e inovação possam materializar seus potenciais, por meio de pesquisas e projetos. Essa articulação vem se solidificando e expandindo ao longo dos anos, fortalecendo o nome de Sergipe. A fundação e toda a sua equipe estão de parabéns”, pontua.

Apoio

Aécio Silva Júnior é estudante de Medicina Veterinária, proponente do projeto ‘Assessoria Veterinária por Mídia Digital’. A proposta é uma das contempladas na primeira edição do Programa Centelha, edital executado pelo Governo de Sergipe por meio da Fapitec, voltado ao suporte de projetos em inovação e empreendedorismo. Para Aécio, o suporte da Fapitec vem sendo fundamental para sua trajetória profissional e pessoal.

“A Fapitec sempre esteve presente em minha vida, desde a época do ensino médio. Ainda estudante, participei do projeto ‘A poesia indo à escola’, que tinha apoio da fundação. Já na faculdade, consegui o apoio do Programa Centelha. Com essas experiências, pude perceber o quão importante é, principalmente nos dias de hoje, uma instituição como a Fapitec, que está há mais de uma década estimulando o espírito empreendedor e científico. Se não fosse a Fapitec, muito do que eu exercito enquanto jovem empreendedor e pesquisador não seria possível. Além disso, a Fapitec vem como veículo de mudança, já que através dela muitas pessoas são chamadas a desenvolver soluções tecnológicas para sociedade”, diz.

O apoio da Fapitec também é reconhecido pela ex-bolsista e doutora em Ciências da Saúde, Paula dos Passos Menezes, vencedora do Prêmio Capes de Tese – Edição 2020. “Gostaria de parabenizar à Fapitec pelos seus 16 anos e por sempre fomentar a ciência e o desenvolvimento tecnológico em Sergipe através de bolsas, editais e prêmios. Particularmente, fui agraciada com bolsas de iniciação científica e de mestrado, e já ganhei algumas edições do Prêmio João Ribeiro. Isso fez muita diferença para que eu ganhasse o Prêmio Capes. Muito obrigada à Fapitec”, afirma.

Fapitec

A Fapitec tem como visão ser referência nacional como agência de fomento à ciência, tecnologia e inovação, indutora da geração e transferência de conhecimento em Sergipe. Como valores principais, a fundação cultiva Ética, Meritocracia, Imparcialidade, Transparência, Eficiência, Efetividade e Eficácia, Proatividade, Criatividade e inovação, Respeito interpessoal e profissional e Comprometimento institucional.

Parceiros

Última atualização: 13 de dezembro de 2021 16:41.

Pular para o conteúdo