EDITAL Nº 4/2021 – PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO (PDPG) – APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SEMIÁRIDA BRASILEIRA

1. OBJETIVO GERAL

Apoiar projetos oriundos dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu, pertencentes aos estados da região Semiárida e vinculados às IES dos estados elencados no item 3.2, com foco na formação de recursos humanos altamente qualificados e o fomento de pesquisas voltadas ao desenvolvimento social, econômico e tecnológico da região Semiárida brasileira, nos seguintes eixos estratégicos:

a) Agroindústria no Semiárido;

b) Biotecnologia no Semiárido.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Contribuir para a redução de assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), a partir do aproveitamento e valorização das vocações e potencialidades identificadas na região Semiárida do país, com a formação de mestres e doutores e realização de pesquisas nos eixos estratégicos indicados no objetivo geral do presente edital.
  2. Ampliar o conhecimento, a produção científica e a adoção de inovações tecnológicas, nos Eixos Estratégicos listados no Item 1.1, em temas que sejam considerados como prioritários para o desenvolvimento sustentável da região Semiárida;
  3. Fomentar o desenvolvimento de pesquisas de modo a subsidiar a criação de políticas públicas orientadas à transformação regional, a partir de suas potencialidades e oportunidades;
  4. Contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Semiárido a partir da geração e apropriação do conhecimento científico e tecnológico pela sociedade;
  5. Promover a transferência de conhecimentos à sociedade, estimulando interação entre a comunidade acadêmica especializada e os setores organizados da sociedade que, por meio de oficinas a serem coordenadas pelas FAPs dos respectivos estados, definirão os temas prioritários da região Semiárida.

3. PÚBLICO ALVO

1. Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu vinculados às Instituições de Ensino Superior dos estados elencados no item 3.2, aptos a contribuir com a formação de recursos humanos de alto nível, realizar pesquisas e desenvolver tecnologias necessárias para alavancar o desenvolvimento econômico e social da região Semiárida.
  2. Os estados a serem contemplados, no âmbito deste programa, são os seguintes: Alagoas (AL); Bahia (BA); Ceará (CE); Maranhão (MA); Norte de Minas Gerais (MG); Paraíba (PB); Pernambuco (PE); Piauí (PI); Rio Grande do Norte (RN); e Sergipe (SE).

Última atualização: 18 de novembro de 2022 12:39.