Apoiados pela Seduc e Fapitec, professores apresentam propostas de feiras e olimpíadas em seminário
Estão sendo investidos mais de R$ 1.2 mi para financiar 20 projetos contemplados em editais da Seduc e Fapitec
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) promoveram nesta sexta-feira, 18, um seminário com a participação de todos os professores contemplados nos editais nº 07/2021, que visa a apoiar a realização de Olimpíadas de Ciências ou Competições Científicas, e n° 08/2021, cujo objetivo é financiar Feiras de Ciências Escolares e uma Feira Científica Estadual. Ao todo, estão sendo investidos R$ 1.247.200,00, recursos oriundos da Seduc, para conceder bolsas e auxílios aos participantes.
De acordo com o superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, o objetivo do encontro é promover a apresentação das propostas e socialização de experiências. “São dois editais que vão estimular ainda mais nossos alunos às diversas áreas do conhecimento, na participação de eventos relacionados a olimpíadas, e nas feiras científicas, que são momentos em que a escola pode apresentar o resultado dos seus projetos”, frisou ele, adiantando que ainda este ano serão lançados outros editais.
Para a coordenadora executiva de Apoio e Desenvolvimento de Programas (Proaf/Fapitec), Flávia Angélica Santos, que também participou da abertura do seminário, a parceria com a Seduc tem sido fundamental para o fomento das práticas científicas nas escolas estaduais “e execução das políticas públicas prioritárias que visam ao desenvolvimento da educação do estado de Sergipe. Além disso, proporciona uma maior aproximação entre a academia e o setor público”.
Um dos projetos que receberão recursos é a ‘Olimpíada de Ciências da Natureza da DRE 1 (OCN)’, que contemplará todas as escolas estaduais do território Sul sergipano. A professora Darcylaine Martins, que coordena o projeto juntamente com a professora Márcia Beatriz Oliveira, destacou que, inicialmente, a iniciativa seria apenas para a comunidade estudantil do Colégio Estadual Dr. Garcia Filho, em Umbaúba, “mas decidimos ampliá-la e trazer todas as escolas da Regional. Esse é um projeto que visa a destacar o potencial dos nossos alunos e das nossas escolas, que tradicionalmente já participam e são premiadas em olimpíadas do mesmo formato”, declarou.
Outra proposta contemplada foi a “I Feira de Ciências do Centro de Excelência Leandro Maciel (Aracaju) – Entrelaçando saberes: da teoria à prática”. O professor Rodrigo Lima socializou com os participantes do seminário como se dará e qual o objetivo do evento. Ele ainda reforçou que a iniciativa visa a abranger todas as áreas de conhecimento, a fim de “aumentar o interesse dos alunos pela pesquisa científica aliada às habilidades e competências aprendidas no ambiente escolar, bem como buscar uma interação entre escolas próximas da comunidade externa, por meio de parcerias”.
A professora Iris Grasiele Cardoso Pinto, do Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, em Nossa Senhora do Socorro, apresentou o projeto Matemática e Interdisciplinaridade: Malba Tahan Brincando no Jonas. “A feira terá como tema o autor clássico Júlio César de Mello e Souza mais conhecido como Malba Tahan , uma referência no campo da educação matemática, pois o uso criativo dos desafios do componente mesclado com a literatura será a principal fonte de inspiração dos trabalhos apresentados no evento. Como o autor, que desperta a sede de conhecimentos, a feira científica assume essa tarefa de fomentar o gosto científico na comunidade escolar”, concluiu.
Confira a lista de todos os projetos contemplados acessando os links:
Feiras: https://bit.ly/3rXVOoz
Olimpíadas: https://bit.ly/3gUMlIi
Atualizado: 21 de fevereiro de 2022, 08:59