EDITAL FAPITEC/SE/FUNTEC Nº 08/2022 – PROGRAMA DE ATRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM APOIO À PESQUISA E À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES ESTADUAIS (BOLSAS DTR)

Objetivo

O objetivo deste Edital é estimular a atração e a fixação de recursos humanos qualificados e com experiência profissional em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para a execução de projetos em instituições públicas de pesquisa de Sergipe, nas seguintes Linhas de pesquisa:

Linha 01 Química de Alimentos: Monitoramento da qualidade de produtos lácteos: Avaliação de parâmetros de qualidade e verificação de adulterações em alimentos, métodos de identificação, quantificação e validação de compostos (açúcares e vitaminas) em diferentes matrizes, utilizando equipamento Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (CLAE).

Linha 02 – Tecnologia Sustentável: Aproveitamento de resíduos de coco verde (Cocos nucifera), para a produção de fertilizantes orgânicos .

Considerando a expressiva importância sócio-econômica da comercialização de leite e derivados no Estado de Sergipe, faz-se necessário assegurar a qualidade destes produtos, no que concernem propriedades físico-químicas, sensoriais, microbiológicas, inclusive, quanto à presença de substâncias estranhas ou fraudes. Considerando a importância de assegurar mercado legal, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – ITPS tem buscado melhorias sobre rastreamento de fraudes em produtos lácteos.

Considerando a importância social e econômica da cultura coco para os estados produtores e a escassa tecnologia disponível para o processamento desses resíduos, o ITPS vislumbra implantar linha de pesquisa sobre Tecnologia sustentável – aproveitamento de resíduos de coco (Cocos nucifera) verde, para o desenvolvimento biotecnológico de insumos agrícolas, com o propósito de agregar valor a essas matérias-primas, para variadas aplicações, a fim de viabilizar novas opções de renda, ao produtor e à comunidade, além de solucionar problemas ambientais gerados pelo aumento dos resíduos. Deste modo, objetiva-se reduzir a incidência de passivos ambientais promovidos pelo expressivo descarte de casca de coco verde, através da produção de insumos, de alto valor agregado, para a agroindústria.

O Edital pretende contribuir e apoiar os esforços institucionais de qualificação das pesquisas e do atendimento as demandas de interesse do Estado. Visando cumprir este objetivo serão selecionadas propostas de solicitação de bolsas para profissionais de diferentes níveis de formação atuarem em projetos de PD&I, promovendo ações específicas para:

1. Atrair e fixar doutores, com experiência em ciência, tecnologia e inovação e a reconhecida competência profissional para instituições públicas estaduais de pesquisa do estado de Sergipe;
  2. Atrair profissionais qualificados para a execução de projetos em rede, desenvolvidos em instituições estaduais, sob a supervisão de um coordenador de projeto em execução, financiado com recursos de agências de fomento;
  3. Ampliar e fortalecer atividades de pesquisa nas instituições públicas estaduais de pesquisa do Estado.

Lançamento do Edital10/03/2022
Período para envio eletrônico das propostas10/03/2022 a 03/05/2022
Período de julgamento das propostas05/05/2022 a 18/05/2022
Divulgação dos resultados no portal da FAPITEC/SEAté 23/05/2022
Contratação dos projetos aprovadosA partir de 06/06/2022

Modalidades de acesso e formas de apoio

• Serão disponibilizadas até 02 (duas) cotas de Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Regional (DTR), para os primeiros candidatos classificados no processo de avaliação do Edital, por um período máximo de 24 (vinte e quatro) meses. Os critérios para enquadramento da Bolsa serão baseados na RESOLUÇÃO Nº 08/2022 (CONSAD/FAPITEC/SE), de 04/03/2022, e complementados pelas Normas de Bolsas e Auxílios do CNPq praticadas na Normativa RN-028/2015, para a modalidade de Bolsa de Desenvolvimento de Desenvolvimento Científico Regional (DCR). Serão concedidas bolsas de acordo com a disponibilidade de cotas livres e a contratação do bolsista está condicionada à disponibilidade  orçamentária e financeira da FAPITEC/SE e do FUNTEC. O valor da Bolsa será de acordo com a Tabela de Valor de Bolsas da FAPITEC/SE;
  • No âmbito do projeto será permitida a solicitação de 04 (quatro) Bolsas DTI-4 (Desenvolvimento Tecnológico Industrial), no valor mensal de R$ 1.100,00 (mil e cem reais) por um período de 24 (vinte quatro) meses. O Bolsista DTR deverá justificar e indicar no projeto, inclusive destinando recursos na planilha orçamentária, a veiculação do bolsista DTI as atividades de pesquisa. O pagamento dessa Bolsa será realizado diretamente pela FAPITEC/SE.

Última atualização: 26 de julho de 2023 08:36.