Complexo do Desenvolvimento Econômico de Sergipe sedia projeto de saúde e bem-estar Sabes em Ação

Iniciativa itinerante da Sead oferta atendimentos médicos, estéticos, físicos, nutricionais, psicológicos e odontológicos aos servidores da administração estadual

O Complexo do Desenvolvimento Econômico de Sergipe recebeu nesta quinta-feira, 18, o projeto Sabes em Ação, com iniciativas de promoção à saúde e ao bem-estar. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, e conta com a parceria da Universidade Tiradentes (Unit). Os servidores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) foram os beneficiados da edição.

Durante a passagem do projeto, a comunidade institucional teve acesso a serviços estéticos, massagens, prescrição de exames, aferição de glicemia e pressão arterial, avaliação odontológica, apoio nutricional, atividades físicas, cálculos de Índice de Massa Corporal (IMC) e de índice de flexibilidade. Também foram ofertados atendimentos psicológicos, com avaliação de escalas de ansiedade, stress e depressão, além de atividades que aludem ao ‘Setembro Amarelo’, campanha nacional de conscientização sobre saúde mental.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, ressaltou o caráter simbólico do projeto. “Iniciativas como o Sabes em Ação são sempre bem-vindas, pois oferecem aos que atuam na administração estadual um respiro no cotidiano e um momento de cuidados dentro de seu próprio ambiente de trabalho. Essa é mais uma parceria muito produtiva entre a Sead, a Sedetec e suas vinculadas”, resumiu.

Segundo o coordenador do ‘Sabes em Ação’, Tiago Oliveira, o projeto conta com o apoio da Unit por meio dos cursos de Fisioterapia, Estética, Medicina, Farmácia, Psicologia, Odontologia, Nutrição e Educação Física, entre outros. “É uma oferta de serviços bem complexa que movimenta o dia e que oferece aos servidores uma gama de atendimentos que são de difícil acesso normalmente. Nosso objetivo é trabalhar a saúde e o bem-estar do servidor”, explicou.

Para a servidora da Codise Eline Oliveira, que participou das atividades realizadas pela equipe de Psicologia, o trabalho auxilia na conscientização dos servidores. “É algo que estimula, abre a mente, ajuda as pessoas a se ajudarem. Tem pessoas que não têm condições e têm vergonha de falar. Então, é interessante, porque bane um pouco o preconceito de procurar ajuda. É um estímulo tanto para os servidores como para o público em geral, porque você fala do que aprende aqui para outras pessoas”, avaliou.

De acordo com o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, o projeto é uma oportunidade de valorizar os colaboradores, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida. “Queremos que nossos servidores, bolsistas e estagiários se sintam acolhidos e motivados, porque assim conseguiremos seguir firmes na missão de transformar Sergipe por meio do conhecimento e da inovação”, sublinhou.

O diretor-presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, afirmou que a iniciativa põe o cuidado pessoal dos servidores em evidência. “O ‘Sabes em Ação’ faz um chamado para que possamos prestar atenção em aspectos que acabamos negligenciando em nosso dia a dia, por conta do fluxo acelerado. Saúde e bem-estar devem ser vistos como prioridade, e é por isso que a Codise se alinha a essa ação”, frisou.

Parceiros

Última atualização: 22 de setembro de 2025 08:35.

Ir para o conteúdo