Fapitec/SE lança boletim de divulgação científica

BOLETIM FAPITEC/SE CIÊNCIA

Com o objetivo de difundir aciência, tecnologia e inovação, a Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) lança neste mês o Boletim FAPITEC-SE Ciência, com notícias e reportagens sobre ações dos projetos apoiados pela instituição.

O Boletim FAPITEC-SE Ciência é um projeto contemplado no Edital FUNTEC/FAPITEC/SE Nº 01/2022 – Programa de Apoio à Divulgação da Ciência, lançado pela Fapitec/SE através do Programa de Comunicação e Inovação Tecnológica (PROCIT), por meio de recursos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNTEC), sob a gestão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDETEC), em função de Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre a Fundação e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEDUC).

Para realização da iniciativa, foi concedida a Bolsa Profissional Jornalismo na modalidade Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI), sendo uma das experiências de divulgação científica viabilizadas pela fundação nos últimos anos. 

O boletimpauta a popularização da ciência com informações destinadasa profissionais de comunicação, pesquisadores, estudantes e toda a sociedade. A idéia é promover visibilidade às práticas cientificas realizadasem todo o estado com recursos concedidos pela agência de fomento para a geração de produtos de comunicação científica de qualquer natureza nas áreas da ciência e tecnologia, com ênfase nas atividades de pesquisa desenvolvidas com o apoio da Fapitec/SE.

Além do boletim, o edital prevê outras ações de divulgação científica com o objetivo de incrementar a aproximação com profissionais de comunicação e áreas a fins voltadas a ampliar a cobertura do jornalismo científico na imprensa local.

Outra proposta do edital é realizar estudos e ações estratégicas que subsidiem a gestão institucional da difusão da ciência em Sergipe, de modo a colaborar para a consolidação da política estadual de ciência, tecnologia e inovação, tendo como o propósito a ampliação da divulgação dos resultados e processos gerados por projetos financiados com recursos públicos.

A produção de produtos como a Revista Pesquisa-SE é também mais uma ação prevista no edital, visando a disseminação e produção de conteúdo jornalístico sobre a divulgação de C,T&I, com ênfase nas atividades de pesquisa desenvolvidas através dos editais voltados a Políticas Públicas de pesquisa científica e inovação tecnológica.

Informações para o boletim podem ser enviadas para os e-mails boletimfapitecciencia@fapitec.se.gov.br e comunicacao@fapitec.se.gov.br

Katia Azevedo – Jornalista e bolsista do Programa de Comunicação e Inovação Tecnológica (PROCIT)

Parceiros

Última atualização: 27 de julho de 2023 10:17.

Pular para o conteúdo