Projeto apoiado pelo Governo do Estado mensura qualidade de produtos jornalísticos

Em tempos de ascensão das novas tecnologias, a comunicação trabalha em conjunto e seus profissionais desempenham novas formas de interação entre os setores da imprensa e a sociedade. É dessa forma que pesquisadores trabalharam no projeto “Q-Avalia: mensuração de qualidade e desempenho jornalístico”, proposta aprovada no Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha/SE), iniciativa entre o Governo do Estado, através da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação de Sergipe (Fapitec) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A ideia de implementar as pesquisas nas áreas de jornalismo, empreendedorismo, inovação e tecnologia surgiu de um grupo de pesquisadores universitários que trabalham com projetos associados ao desenvolvimento de produtos jornalísticos, orientados para qualidade editorial. Segundo o jornalista e coordenador da proposta, Josenildo Guerra, o objetivo é permitir que a sociedade faça críticas a conteúdos jornalísticos que, por acaso, não lhe agrade, e a empresa de comunicação possa se explicar em tempo hábil e, de prontidão, melhorar seu conteúdo.

“A proposta visa criar um canal de comunicação para que essa interação, entre imprensa e sociedade, seja feita de forma mais transparente e sob nossa mediação. Os usuários terão um aplicativo à disposição para fazer os devidos comentários sobre as notícias divulgadas pela mídia. A nossa empresa fará o tratamento dessa informação e encaminhará para a empresa de comunicação. Também faremos um relatório com alguns pontos a serem debatidos pela nossa equipe”, explica Guerra.

Passados os meses do desenvolvimento desta proposta, a empresa denominada de Qualicom Digital, já pensa em novos formatos que irão encorpar ainda mais os seus serviços. O jornalista e sócio administrador da empresa, Josafá Neto, ressalta que chegou a hora de viabilizar a empresa e entregar os produtos para o mercado.

“Além da criação da Qualicom Digital, onde o Programa Centelha foi a porta de entrada, tivemos a oportunidade de entregar mais dois produtos para o mercado da comunicação. Um sistema de ouvidoria com avaliação de conteúdo jornalístico; e um ranking de qualidade de informação, avaliação de transparência editorial e qualidade dos veículos”, destaca Neto.

Sobre o Centelha

O Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha/SE), foi lançado em junho de 2019 com o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico como base para modernização do estado. Ele visa ainda estimular a criação de startups, a partir da geração de novas ideias, disseminando a cultura do empreendedorismo inovador em Sergipe. O investimento total é de R$ 1,2 milhão, sendo R$ 900 mil provindos da Finep, e R$ 300 mil de contrapartida estadual.

“Nós da Fapitec ficamos muito felizes em ver o Programa Centelha se concretizando, crescendo e tomando forma. Os projetos contemplados sem dúvida trarão uma perspectiva muito positiva para a área da inovação em Sergipe”, ressalta Ana Flávia Menezes, que é coordenadora do Programa de Inovação Tecnológica no órgão.

Parceiros

Para o Programa Centelha se tornar realidade em Sergipe, a iniciativa conta com uma série de parceiros que apoiam e dão suporte a realização do programa. São eles: Sedetec, SergipeTec, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (UNIT), Instituto Evaldo Lodi (IEL), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese), Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação (IPTI), JRabelo Gestão da Inovação, Grupo Rede+, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), AceleraSE, e a Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Cultura (Seduc).

Parceiros

Última atualização: 4 de março de 2021 10:43.