Projeto apoiado pela Fapitec e SEDUC realiza podcast educativo sobre temas históricos

Texto:  Kátia Azevedo

Bolsista DTI-3/FAPITEC/SE/FUNTEC/Edital Nº1/2022/ Projeto Boletim Fapitec Ciência/ Programa de Comunicação Científica e Tecnológica (PROCIT)

Proposta é reviver  e analisar temas da cultura, sociedade e política sergipana e brasileira nos anos de 1960 a 1980

O Projeto Sergipe POD+: Revivendo Histórias e Debates Sergipanos!, realizado com apoio da Fapitece Seduc através do Edital02/2022, incentiva a comunidade escolar do Centro de Referência de Educação Profissional Governador Seixas Dória, em Nossa Senhora do Socorro.

A iniciativa é coordenada pelos professores Elaine Santos Andrade e José Jackson Bispo Cruz Junior. O projeto tem a proposta de reviver  e analisar temas da cultura, sociedade e política sergipana e brasileira nos anos de 1960 a 1980, através do Jornal digital Gazeta de Sergipe, e  também promover o letramento histórico e geopolítico sobre esta temática. Todo o material pesquisado é transformado em plataforma de podcast. Além disso, busca estimular a prática da investigação científica, o desenvolvimento do raciocínio crítico, aplicando métodos e procedimentos característicos das Ciências Humanas”, explica Elaine.


Dinâmica de Desenvolvimento

A professora afirma que o projeto avança quinzenalmente, realizando a leitura de matérias e investigações pertinentes aos temas. Ainda de acordo com ela, a partir das leituras, são selecionados temas e convidados para debater esses assuntos no podcast. Geralmente, os convidados são alunos ou professores da instituição buscam garantir uma contribuição valiosa para a formação do pensamento histórico dos estudantes. “O intuito é promover uma consciência histórica que permita a
compreensão da realidade contemporânea e suas ligações com o passado”, acrescenta.


Participe e Acompanhe


“O Sergipe POD+ é uma ótima oportunidade para mergulhar na história e nas discussões
que moldaram a cultura, sociedade e política em Sergipe nas décadas passadas. Sendo
suas temáticas abordadas numa linguagem de modo responsável, claro, interessante e
mais atrativa ao falar a língua do jovem. Acompanhe nossos episódios semanais para se
envolver, aprender e contribuir para uma compreensão mais profunda do nosso contexto
histórico e social”, observa, ao lembrar que a iniciativa é também uma forma de ampliar conhecimentos e explorar a riqueza de debates abordados, com aprendizado e reflexão. A iniciativa conta com alunos bolsistas e voluntários da escola.

Parceiros

Última atualização: 15 de janeiro de 2024 11:06.

Pular para o conteúdo