Pesquisas avançam no ITPS e resultados parciais são aparentados à Fapitec

Quatro pesquisas em andamento no Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), foram apresentadas na manhã desta última quarta-feira, 31, à Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE).

Ainda em fase de análises, as pesquisas, que são fomentadas pela Fapitec, se destacam pelas suas relevâncias para o desenvolvimento econômico do estado de Sergipe.  Para o presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, poder acompanhar a apresentação dos projetos contemplados através dos editais da Fapitec em parceria com o ITPS, é extremamente gratificante. “Isso nos deixa muito satisfeitos, pois cada linha de pesquisa mostrada hoje é um tema de grande relevância para a sociedade sergipana”.

Uma das pesquisas em andamento no ITPS é o estudo da implantação de metodologias analíticas para identificação e quantificação de resíduos de agrotóxicos em matrizes alimentares e ambientais. A Drª Débora Santos Silva Bezerra e a Me. Maria Danielly Lima Santos são as pesquisadoras à frente do estudo.

Já Danielle Vieira Guimarães, que é engenheira florestal e doutora em ciência de solo e os engenheiros agrônomos Anderson Góes Rocha e José Carlos de Jesus Santos apresentaram os rumos dos estudos sobre a produção de fertilizantes à base de biocarvão (BCFs), advindo de resíduos de coco verde, sua influência no crescimento das culturas e na biodisponibilidade de macro e micronutrientes no solo.

Leite

Sergipe foi o estado com o maior aumento na produção de leite no 2º trimestre de 2022, com um aumento de 24,2% em relação ao ano de 2021, segundo dados apresentados pela Drª Juliana Karina Santana Andrade. Durante sua apresentação, a doutora explicou sobre os avanços na pesquisa, que envolve o monitoramento da qualidade de produtos lácteos.

Os estudos envolvem a avaliação de parâmetros de qualidade e verificação de adulterações em alimentos, métodos de identificação, quantificação e validação de compostos (açúcares e vitaminas) em diferentes matrizes, utilizando equipamento Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (CLAE). A pesquisa tem também como participantes os químicos Gladston Leite dos Santos e Levy Santos Pinto.

A coordenadora do Laboratório de Bromatologia, Drª Karina Leão, destaca que a parceria entre o ITPS e a Fapitec/SE e outros órgãos como, Ministério Público Estadual e Emdagro, contribui para o desenvolvimento da pesquisa aplicada, pois beneficia toda sociedade sergipana e brasileira. “Agradeço pela abertura de portas para o conhecimento, porque na verdade a ciência que nós desenvolvemos é para benefício da população. Desenvolver esses projetos enaltece o ITPS em termos de publicação e inovação dentro dos nossos laboratórios”, reconhece.

Já a coordenadora do Laboratório de Microbiologia, Drª Rejane Batista, afirma que a parceria do ITPS com a Fapitec/SE contribui para o bem-estar da sociedade. “O olhar técnico da Fapitec nos motiva a expandir as nossas parcerias, bem como ampliar os nossos projetos de pesquisas aplicadas que tem entregado soluções grandiosas ao estado, contribuindo para o crescimento econômico, preservação do meio ambiente, expansão da cultura agro e consequentemente contribuído para o bem-estar da população sergipana”, disse.

Já o presidente do ITPS, Kaká Andrade, disse entender que a pesquisa do ITPS é aplicada e entregará à sociedade sergipana, solução às demandas do estado, através da ciência. “São pesquisas relevantes e serviços importantes para a sociedade civil, como também para a atividade socioeconômica, industrial, agropecuária, entre outras. Todas têm o mesmo objetivo, tentar atender demandas que existem na sociedade. Estou convicto que o ITPS, em parceria com outros órgãos, está cumprindo o nosso papel constitucional e que está no programa de governo do governador Fábio Mitidieri. As nossas pesquisas têm avançado, e vão continuar trazendo resultados expressivos para o nosso estado de Sergipe”, comemora.

Foto: Maraisa/Sedetec

Última atualização: 1 de junho de 2023 12:23.