Pesquisa apoiada pela Fapitec/SE é apresentada em congresso sobre saúde pública

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A pesquisa de Iniciação Científica Júnior denominada Ethos Comunitário versus Coerção Social no Combate a COVID-19 em Âmbito Escolar representou Sergipe no 15º Congresso Internacional da Rede Unida, um dos grandes eventos sobre a saúde pública no Brasil, realizado entre os dias 16 a 19 de junho, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus Goiabeiras, Vitória.

A experiência realizada por alunos do 9°ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Dom Mário Rino Sivieri/DRE2/Lagarto só foi possível graças ao apoio do edital Nº 01/2021, do Programa de Projetos Científicos e Tecnológicos na Rede de Educação Estadual (PIBICjr), fruto de uma parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e a Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Cultura (SEDUC).

Participaram do evento, o professor Rogério Andrade, que orientou a pesquisa, e o aluno bolsista Pedro Henrique Oliveira, com passagens custeadas pelo Governo de Sergipe. De acordo com Rogério, o projeto surgiu no contexto da pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2, iniciada em 2019 (COVID-19), o que gerou demandas como a urgência da produção de conhecimentos nas ciências biológicas, sociais, humanas e outras.

“No congresso, apresentamos parte deste percurso e os resultados parciais de uma pesquisa que mostra a importância do cuidado mútuo, como o respeito aos limites da outra pessoa, sua liberdade e sua singularidade, como uma proteção sem dominação. Como os pesquisadores são adolescentes, a primeira atividade criada foi um grupo de leitura semanal, nos últimos três meses, da obra “O Pequeno Príncipe, de Antoine de Exupery, dividida em capítulos por semana”, informa. 

Ainda de acordo com Rogério Andrade, o estudo adotou como metodologia, a pesquisa-ação, buscando a participação dos pesquisadores. “Como parte do fenômeno, eles precisam construir coletivamente o conhecimento, repensando as próprias ações cotidianas, refletindo-as enquanto agem, em um processo dinâmico que não pára para ser analisado. Como resultado foram listados comportamentos que prejudicaram o combate ao vírus, através dos seis personagens visitados pelo príncipe”, explica o professor.

Também conforme o orientador, com as reflexões produzidas pela pesquisa, será produzido um artigo científico e um conto. “O próximo passo da pesquisa será identificar barreiras atitudinais, culturais e sócio-econômicas à adesão aos protocolos sanitários na escola e, ao final, refletir quando a coerção é necessária para garantir o cumprimento dos protocolos”, comenta.

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Última atualização: 22 de junho de 2022 09:51.

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