Governo de Sergipe fomenta pesquisas sobre bacias hidrográficas do estado

Iniciativa é apoiada através de edital em parceria entre Fapitec, Semac e Sedetec

Texto e fotos:  Kátia Azevedo

Bolsista DTI-3/FAPITEC/SE/FUNTEC/Edital Nº1/2022/ Projeto Boletim Fapitec Ciência/ Programa de Comunicação Científica e Tecnológica (PROCIT)

Em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), também vinculada à Sedetec, contribui para ações estruturantes na área de recursos hídricos.

As ações são realizadas através da concessão de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI) por meio do EDITAL FAPITEC/SE/SEMAC/SEDETEC Nº 07/2022, com apoio a 04 projetos que desenvolvem pesquisas sobre as bacias hidrográficas, a qualidade e quantidade da água, consumo, segurança hídrica e monitoramento. 

Os projetos contemplados com o edital são: O Uso de Geotecnologias na Consolidação do Sistema de Informações e Aprimoramento do Atlas Digital Sobre Recursos Hídricos de Sergipe; Análise da Severidade das Secas para Sergipe; Desenvolvimento de uma Proposta de Outorga Para Captação e Lançamento de Efluentes em Função Da Sazonalidade e Demandas Consuntivas Locais.

“Através de editais para a execução técnica e científica de ações de gerenciamento de recursos hídricos, a Fapitec contribui com o seu papel de fomentar a ciência, a pesquisa, inovação e tecnologia em Sergipe,  visando a execução de serviços socioambientais necessários como a oferta de  bolsas para profissionais de diferentes áreas de formação, custeados com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FUNERH e do incentivo financeiro do PROGESTÃO”, enfatiza Paulo César Alves, coordenador do Programa de Inovação Tecnológica (PROINT).

A engenheira civil e técnica da Diretoria de Recursos Hídricos da Semac, Ana Paula Ávila, destaca que através de estudos e pesquisas Sergipe está desenvolvendo ações hídricas estruturantes que se consolidam como políticas públicas para o atendimento das demandas da água voltadas para a população.

Conforme a engenharia civil, a parceria com entre a Semac e a Fapitec a se deu em dois momentos. No primeiro, com o termo de cooperação técnica com o lançamento de um edital de contratação de três bolsistas, e agora, no segundo momento, com quatro profissionais que dão suporte às ações de fortalecimento e melhoria dos instrumentos de gestão hídrica dos reservatórios e múltiplos usos da água.

“Estes profissionais atuam em atividades científicas que incluem o suporte na incorporação de novas tecnologias, informações de monitoramento hídrico, qualidade e quantidade da água, situação dos reservatórios, alimentação e atualização do sistema de dados que abarca muitas informações a exemplo do Atlas Digital, que engloba uma diversidade de informações”, lista Ana Paula.

Ela lembra ainda a relevância do trabalho dos bolsistas para o conhecimento do cenário atual e  projetação dos cenários socioambientais futuros, o que inclui  o planejamento de ações para atingir as metas estabelecidas para  a efetividade de políticas públicas na área hídrica. “Neste caso, a parceria com a Fapitec tem sido uma experiência maravilhosa. Tanto é assim que nós queremos ampliar para um terceiro momento com a abertura de novos editais de contratação de mais bolsistas de projetos que agregam e suprem a lacuna para efetivação de serviços públicos mais especializados ligados à pesquisa, à inovação, e desenvolvimento tecnológico. Contar com este trabalho dos técnicos da Fapitec para a execução do trabalho realizado pela Semac é muito importante. É uma experiência exitosa e que precisa de continuidade”, diz.     

Parceiros

Última atualização: 31 de outubro de 2023 12:23.

Pular para o conteúdo