Governo apoia projeto de tecnologia de impressão 3D

Empresa beneficiada pelo programa Tecnova II desenvolveu software para operacionalizar impressoras 3D

Com a finalidade de disseminar a tecnologia de impressão 3D, a empresa Aiki Inovação e Tecnologia desenvolveu uma plataforma web, que visa facilitar o uso da impressão 3D, tornando o processo mais simples e acessível, tanto em termos de conhecimento técnico, quanto em termos de material físico, uma vez que, é possível usar impressoras disponíveis em laboratórios parceiros e conectadas à plataforma.

O projeto foi contemplado pelo Programa de Apoio à Inovação em Empresas Brasileiras (Tecnova II), que está em fase final e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio  Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE).

A ideia da iniciativa foi desenvolver uma plataforma onde todos os módulos estão integrados ao software da InoVector 3D [Especialista em Prototipagem e Impressão 3D]. De acordo com o representante da Aiki Inovação e Tecnologia, Eduardo Lemos, o processo de  impressão de modelos 3D desenvolve competências que envolvem os estudantes na produção e na aprendizagem. “Esse processo não se baseia apenas na observação, mas no conhecimento através da impressão de materiais que eles criam. Ao integrar a impressão em 3D na sala de aula, os estudantes desenvolvem a criatividade e as capacidades organizacionais abrindo as suas mentes a infinitas possibilidades, incluindo a criação de objetos em 3D isolados ou sob medida”, explica.

Lemos destaca a importância da parceria com a Fapitec/SE para conseguir tirar a ideia do papel e trazer para a realidade. “O aporte da Fapitec/SE e a qualificação para o Tecnova II foram fundamentais para  conseguirmos equipamentos, tecnologia e uma equipe para realização do projeto”, completa.

A impressão 3D de filamento é uma tecnologia que permite a criação de objetos tridimensionais a partir de um arquivo digital, utilizando material plástico e uma impressora 3D. Este processo envolve a impressão camada por camada, seguido de acabamento para melhorar a aparência e funcionalidade do objeto final. 

O secretário da pasta do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, destaca a importância dos incentivos do governo para a realização de projetos como este. “Através dos editais realizados pela Fapitec vemos diversas empresas e pesquisadores tirando seus projetos do papel. Isso demonstra o compromisso da gestão com a pesquisa e o desenvolvimento de Sergipe”, pontua.

Acompanhamento técnico

Seguindo o cronograma do edital lançado em 2021 e com o objetivo de acompanhar o andamento do projeto, uma equipe técnica da Fapitec visitou a empresa e pôde ver os avanços da ideia. A empresa recebeu recursos na ordem de R$ 294.520,00 para o desenvolvimento da proposta num período de 26 meses. Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/Finep). 

Segundo o presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, essa é a última visita à empresa beneficiada pelo Tecnova II, após isso, a empresa deverá apresentar o relatório final do que foi desenvolvido. “Esse relatório será apresentado à equipe técnica da Fapitec/SE e, posteriormente, será apresentado ao Governo do Estado”, comenta.

De acordo com a diretora técnica da Fapitec/SE, Carla Xavier, é muito importante realizar essas visitas, pois é possível ver in loco o resultado dos editais. “Essa visita é a realização do nosso trabalho, além de ser uma prestação de contas para o Governo do Estado sobre o que nós estamos fazendo para o desenvolvimento científico e tecnológico de Sergipe”, pontua.

Tecnova II

O programa Tecnova II é uma parceria entre o Governo do Estado, através da Fapitec/SE, e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) que tem como objetivo apoiar e estimular projetos voltados à inovação e à tecnologia como soluções para demandas sociais, a partir do desenvolvimento de bens, serviços e processos inovadores. O projeto contou com apoio financeiro no montante global de R$ 2 milhões em incentivos às propostas contempladas no edital.

Parceiros

Última atualização: 28 de junho de 2023 15:33.

Pular para o conteúdo