Fapitec/SE lança novo edital do Programa de Apoio Financeiro a Núcleos Emergentes de Pesquisas

O objetivo do programa é o financiamento de projetos científicos e tecnológicos no Estado de Sergipe

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lança nesta terça-feira, 4, o edital do Programa de Apoio a Núcleos Emergentes de Pesquisas (Pronem), que visa apoiar financeiramente as atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação no estado de Sergipe.

De acordo com o edital, o programa busca promover projetos de pesquisa, em quaisquer áreas do conhecimento, para a formação de novos núcleos de excelência visando à superação gradativa das deficiências do sistema e assim possibilitar o desenvolvimento científico do estado.

Podem apresentar propostas pesquisadores doutores bolsistas de Produtividade em Pesquisa ou Desenvolvimento Tecnológico do CNPq nível dois, que tenham vínculo empregatício permanente com instituições científicas e tecnológicas, sendo estas públicas ou particulares, localizadas no estado de Sergipe. As propostas deverão ser apresentadas sob a forma de projeto de pesquisa e submetidas à Fapitec/SE. 

“Este é o segundo edital lançado pela Fapitec/SE em 2023, e temos muito mais projetos para serem lançados, sempre buscando o desenvolvimento científico, econômico e social do nosso estado. Neste edital, em específico, estamos firmando parceria com o CNPq e o Funtec, que só tendem a render bons resultados para o mundo acadêmico em Sergipe”, destaca o presidente da Fapitec, Alex Garcez.

Para a execução do programa serão disponibilizados recursos financeiros no montante de R$1.083.400,00. Os recursos são oriundos do CNPq e do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), gerido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec). O financiamento dos projetos se dará por meio de bolsas de auxílio individual ao pesquisador, em nome do proponente (coordenador do projeto), mediante assinatura de Termo de Outorga. 

O cronograma prevê que o resultado final do edital seja divulgado no dia 15 de setembro. As contrações dos projetos aprovados iniciarão a partir do dia 2 de outubro.

Parceiros

Última atualização: 4 de abril de 2023 11:08.

Pular para o conteúdo