FAPITEC/SE e ABIN discutem parcerias de ações de segurança digital

O diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE), Ronaldo Guimarães, recebeu na manhã desta sexta-feira (03), na sede do órgão, o superintendente Estadual da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Raphael Carlo Grisi da Costa Vasconcellos.

Uma das pautas da reunião foi a retomada de parceria entre a Fapitec/Se e a ABIN para execução do Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC), cujo objetivo é promover a proteção conhecimentos sensíveis nacionais, desenvolvendo ações de inteligência e serviços digitais na segurança pública, e o desenvolvimento de tecnologias de matérias de semicondutores.
Ronaldo Guimarães destacou a importância da visita da ABIN e da parceria da Fapitec com a Agência, mencionando a possibilidade de um trabalho conjunto entre os dois órgãos para o desenvolvimento de pesquisas e ações tecnológicas, que melhorem a proteção de dados e contribuam também com avanço de iniciativas que fortaleçam a área de Segurança Nacional.

Ronaldo Guimarães destacou que a Fapitec já desenvolve experiências junto a empresas que atuam com serviços digitais no ramo de segurança, realizando monitoramento de ações preventivas. “Através desta reunião ficamos à disposição da ABIN para continuarmos a parceria e avançarmos em ações de inteligência e serviços digitais, através do fomento de pesquisas que aproximem as demandas apresentadas pela Agência da sociedade”, enfatizou.
Raphael Grisi agradeceu a disponibilidade da Fapitec/SE para a continuidade da parceria e também pautou o interesse da agência em articular uma atividade de sensibilização com a Fundação, junto à pesquisadores.
“Essa proximidade com as fundações de pesquisas é muito frutífera para identificação de parcerias, que também visam a realização de atividades de sensibilização de pesquisadores, para proteção de dados, no contexto de vulnerabilidade digital. Agradecemos a reunião e nos colocamos à disposição da Fapitec/SE para a continuidade da parceria ”, completou.
Estiveram presentes na reunião os diretores da Fapitec/SE, Alex Garcez e Laís Rabelo , e o anlista da ABIN, Atílio Alvarés.

Parceiros

Última atualização: 6 de junho de 2022 12:17.

Pular para o conteúdo