Fapitec/SE divulga resultado preliminar do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil

Prazo para interposição de recursos vai até 03 de março

Imagem: fapitec/divulgação

Texto: Katia Azevedo/ Bolsista de Comunicação Científica/Fapitec)

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) divulgou nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, a lista preliminar das propostas aprovadas como Prioridade 1 na Chamada Fapitec/SE/CNPq nº 10/2022 – Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. A lista das propostas selecionadas pode ser acessada no link https://fapitec.se.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/Resultado-Preliminar.pdf.

O objetivo da iniciativa é criar condições favoráveis para que jovens doutores possam prosseguir com suas atividades de pesquisa, junto a grupos e redes de reconhecida excelência no estado de Sergipe, além de formar e fixar jovens doutores em instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e/ou em temas estratégicos para o Estado de Sergipe e região. A próxima fase é de interposição de recursos, e vai até 03 de março.

A coordenadora do Programa de Apoio e Fomento à Ciência e Tecnologia (PROAF), Laís Rabelo, destaca ser “de suma importância o fomento a projetos de pesquisa que visam contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação do estado de Sergipe, por meio da concessão de bolsas e auxílio à pesquisa para jovens doutores em todas as áreas do conhecimento”.

Bolsas

Serão concedidas bolsas de pós-Doutorado Júnior (PDJ) e Pós-Doutorado Empresarial (PDI) pelo período de 24 meses, sob responsabilidade do CNPq, e auxílio à pesquisa, sob responsabilidade da FAPITEC/SE.
Para as modalidades de Bolsas PDJ e PDI desta Chamada, serão consideradas as normas gerais e específicas estabelecidas na Resolução Normativa CNPq nº 028/2015. Assim, serão concedidas ainda três bolsas nas modalidades pós-doutorado Júnior (PDJ) e uma bolsa Pós-Doutorado Empresarial (PDI) por 24 meses.


Áreas de pesquisas atendidas


Nesta Chamada foram elegíveis propostas relacionadas às seguintes temáticas e setores estratégicos para o Estado: Agropecuária e agroindústria; Biotecnologia; Energia e recursos energéticos renováveis; Transporte; Mudanças Climáticas; Gás; Recursos Minerais; Tecnologia da informação e comunicação (TICs) e Turismo.


Investimentos
As propostas aprovadas serão financiadas com recursos do Acordo de Cooperação Técnica Fapitec/SE/CNPQ

Parceiros

Última atualização: 27 de fevereiro de 2023 09:20.

Pular para o conteúdo