Fapitec/SE cumpre agenda em Brasília durante participação no 63º Fórum Nacional Consecti & Confap

Encontro realizado entre os dias 13 a 15 de março reuniu representantes das 27 Faps do país para discutirem questões pertinentes à política científico-tecnológica brasileira

Durante os dias 13, 14 e 15 de março a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), cumpriu uma agenda em Brasília durante participação no 63º Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O evento tem como objetivo reunir presidentes e equipes técnicas das 27 Fundações de Amparo à Pesquisa (Faps) e difundir o diálogo entre entidades e agências de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) nacionais e internacionais sobre questões pertinentes à política científico-tecnológica brasileira.

“O cenário da Inovação vive em constante mudança e nós enquanto instituição de fomento estamos atentos em nos mantermos alinhados às atuais necessidades deste âmbito. O fórum é uma ótima oportunidade de debater a promoção de políticas referentes à ciência, tecnologia e inovação”, disse a diretora técnica da Fapitec/SE, Carla Xavier.

A programação do evento contou com com a entrega do Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I e do Prêmio Confap de CT&I Johanna Döbereiner (3ª Edição) durante a cerimônia de abertura, também foram realizadas reuniões entre os representantes das Fundações de Amparo à Pesquisa, palestras sobre diversos temas que contemplam as temáticas da Pesquisa e da Inovação, entre outras atividades.

De acordo com o coordenador executivo do Programa de Inovação Tecnológica (Proint) da Fapitec/SE, Paulo César Alves, a participação no encontro reflete a importância do trabalho colaborativo na execução de políticas públicas voltadas à inovação. “O contato direto com as equipes técnicas que integram as Fap’s de todo país é extremamente relevante para a manutenção desta cadeia. Aqui tivemos discussões muito proveitosas e levaremos para Sergipe a missão de difundir ainda mais a cultura de Inovação”, declarou.

Ainda durante a agenda na capital brasileira, a equipe da Fapitec/SE realizou uma visita institucional ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Na oportunidade os representantes da Fundação, Carla Xavier (Diretora Técnica) e Paulo Alves (Coordenador de Inovação), foram recepcionados pela Coordenadora de Mobilização Socioambiental do MCTI, Karen Castelli, onde foram discutidas e alinhadas ações pertinentes à realização da Conferência Estadual de CT&I, que será promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Fotos: Divulgação Confap

Parceiros

Última atualização: 19 de março de 2024 07:42.

Pular para o conteúdo