Fapitec/SE comemora 17 anos com desenvolvimento para a ciência, tecnologia e Inovação

Através de parceria com o Governo Federal e estadual, a fundação promoveu produção científica, gerando conhecimento e melhorias para Sergipe

Nesta segunda-feira (12), a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe – FAPITEC/SE completa 17 anos. O marco legal da sua criação representa também os desafios e avanços que a instituição acumulou ao longo de quase duas décadas. 

“A FAPITEC/SE, como fundação pública, muito tem contribuído ao longo deste tempo para o avanço da ciência, da tecnologia e inovação, gerindo projetos e ações de vários campos do conhecimento. Comemoramos estes 17 anos com um excelente resultado de gestão transparente com a conquista da nota máxima na avaliação de transparência do Tribunal de Contas do Estado, ficando entre as oito fundações de pesquisa mais bem avaliadas neste quesito”, comemora Ronaldo Guimarães, diretor-presidente da Fapitec/SE.    

A dimensão e o alcance das ações promovidas pela fundação possuem impacto direto na vida da população sergipana a exemplo de 12 editais publicados neste ano em várias frentes de atuação, focados em áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado. “Com comprometimento e planejamento, essa marca histórica de editais e volume de recursos aplicados em ciência, tecnologia e inovação, foi garantida com recursos do tesouro estadual”, completa. 

O volume de investimentos no valor de R$ 11.091.460,00 neste ano em ciência, tecnologia e inovação é outro exemplo do compromisso científico e tecnológico da Fapitec/Se com o desenvolvimento sócio-econômico em Sergipe. 

As ações buscam fortalecer o setor produtivo e promover o desenvolvimento econômico comprometido com as demandas sociais. 

Através de parceria com o Governo Federal e estadual, a fundação promoveu produção científica, gerando conhecimento e melhorias para Sergipe. Este avanço só foi possível com recursos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNTEC), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Conheça a fundação 

Dotada de personalidade jurídica de direito público, com patrimônio, receita e quadro de pessoal próprio, a fundação tem autonomia administrativa, patrimonial e financeira, sendo integrante da Administração Estadual Indireta, do Poder Executivo do Estado de Sergipe. A Fapitec/SE está vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e  tem por finalidade básica promover o apoio e o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, e também da inovação tecnológica, bem como do empreendedorismo, no território estadual, atendendo com prioridade a maximização das potencialidades locais, em consonância com a Política Estadual de Ciência e Tecnologia, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

A Fapitec/SE substituiu a antiga Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Sergipe (FAP-SE), criada pela Lei nº 4.197 de 29/12/1999, que depois passou por um processo de fusão com o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), por força da Lei nº 5.511 de 28/12/2004, sendo transformada na Diretoria de Apoio e Desenvolvimento (DIRAD).

Parceiros

Última atualização: 19 de dezembro de 2022 12:54.

Pular para o conteúdo