Fapitec/SE celebra 18 anos de apoio à pesquisa e inovação tecnológica

Criada em 2005, a Fundação contribui significativamente para o progresso de Sergipe

Há exatos 18 anos, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), iniciava a sua trajetória de manutenção e fomento do cenário da pesquisa científica e da inovação tecnológica no estado de Sergipe. Durante quase duas décadas, muitas foram as pessoas que passaram pela instituição e contribuíram para a consolidação da fundação, assim como o impulsionamento da cadeia produtiva científico-tecnológica sergipana.

A assessora técnica e uma das colaboradoras mais antigas da Fundação, Anete Oliveira, acompanhou o desenvolvimento da instituição desde a sua criação e fala sobre a sua relação com a Fapitec/SE. “Durante quase 18 anos, já exerci várias funções, como gerente de RH, secretária do Consad e já passei também pela assessoria executiva”, lembra. “A importância da Fapitec/SE está associada ao desenvolvimento da ciência. Sem a Fapitec/SE, a pesquisa no nosso estado não existiria. Então, é muito importante vê-la, cada dia mais, crescendo e tendo o seu nome divulgado não só no estado de Sergipe, como no Brasil inteiro”, completa a assessora técnica.

A atual chefe de gabinete Maria Aparecida Santos destaca que integrou o quadro de colaboradores da antiga Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Sergipe (Fap/SE) desde 2001, enquanto recepcionista, e iniciou sua trajetória junto à Fapitec/SE desde o início de sua criação, no ano de 2005. “Foi a minha primeira experiência de trabalho. Quando eu via a publicação de editais, as chamadas, aquela demanda de tantos pesquisadores em busca de apoio para desenvolver seus projetos, eu ficava emocionada. Naquela época, as propostas eram entregues fisicamente. Eu ficava na porta da FAP e presenciei aquela fila enorme de pesquisadores para entregar os seus projetos”, relembra.

Percursos
Instituída pela Lei 5.771 de 12 de dezembro de 2005 e publicada no Diário Oficial do Estado em 13 de dezembro de 2005, a Fapitec/SE foi estabelecida com o propósito de impulsionar a pesquisa, desenvolvimento e inovação em Sergipe. De lá para cá, a instituição tem desempenhado um papel fundamental no avanço científico e tecnológico, contribuindo significativamente para o progresso de Sergipe.

“Para nós é um verdadeiro presente celebrar os 18 anos da nossa fundação, olhar para o passado, para a história e festejar o presente nos faz ter mais gana para construir um futuro de muitas conquistas para a Fapitec Sergipe”, declara o diretor presidente da Fundação, Alex Garcez.

O secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, também celebra a data e destaca a importância da Fapitec/SE para o estado de Sergipe e para a comunidade científica. “Parabenizo a Fapitec/SE por completar 18 anos de existência. A fundação tem um papel relevante para todo estado de Sergipe. A comunidade científica, estudantes, professores e todos aqueles que trabalham com pesquisa para o desenvolvimento da ciência e inovação são fundamentais para o progresso da nossa região. Desejo que todos colaboradores da Fapitec/Se continuem dedicados em seus trabalhos, contribuindo para o avanço do conhecimento. Que no futuro, possamos colher os frutos de tantos esforços, promovendo ainda mais o desenvolvimento em nosso estado”, finaliza.

Parceiros

Última atualização: 13 de dezembro de 2023 10:53.

Pular para o conteúdo