Publicado: 7 de julho de 2021, 09:40

EDITAL FAPITEC/SE/FUNTEC Nº 02/2021 – PROGRAMA DE ATRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM APOIO À PESQUISA E À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES ESTADUAIS (BOLSAS DTR)


OBJETIVO

O objetivo deste Edital é estimular a atração e a fixação de recursos humanos qualificados e com experiência profissional em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para a execução de projetos em instituições públicas de pesquisa de Sergipe, nas seguintes Linhas de pesquisa:

Linha 01 – Meio Ambiente: Rastreamento de agrotóxicos no celeiro produtivo sergipano, através de monitoramento dos resíduos em alimentos e água, utilizada no arranjo produtivo agrícola do estado, fazendo uso dos equipamentos GCMS e LCMS/MS que já se encontram no Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) para a Identificação e quantificação (com validação de metodologia) dos mesmos.

Linha 02 – Recursos Hídricos: Avaliação da qualidade da água dos mananciais superficiais do estado de Sergipe, com o objetivo de analisar um conjunto de compostos orgânicos indicados na resolução CONAMA 430/2011 e na Portaria Consolidada do Ministério da Saúde nº 05/2017. O projeto deverá contemplar as análises de HPAs, BTEX, THM, PCBs.

O Edital pretende contribuir e apoiar os esforços institucionais de qualificação das pesquisas e do atendimento as demandas de interesse do Estado. Visando cumprir este objetivo serão selecionadas propostas de solicitação de bolsas para profissionais de diferentes níveis de formação atuarem em projetos de PD&I, promovendo ações específicas para:

  • Atrair e fixar doutores, com experiência em ciência, tecnologia e inovação e a reconhecida competência profissional para instituições públicas estaduais de pesquisa do estado de Sergipe;
  • Atrair profissionais qualificados para a execução de projetos em rede, desenvolvidos em instituições estaduais, sob a supervisão de um coordenador de projeto em execução, financiado com recursos de agências de fomento;
  • Ampliar e fortalecer atividades de pesquisa nas instituições públicas estaduais de pesquisa do Estado.

INFORMAÇÕES GERAIS

  • A Proposta de Solicitação de Bolsa deve estar em consonância com este Edital. Isso é imprescindível para o seu exame. A ausência ou insuficiência de informações e a falta de atendimento aos requisitos estabelecidos neste instrumento resultará no desenquadramento e a desclassificação automática da proposta;
  • Cada proponente pode apresentar apenas uma Proposta de Solicitação de Bolsa;
  • A bolsa será exclusivamente destinada a candidatos que estejam envolvidos em projetos de pesquisa de desenvolvimento tecnológica no âmbito das instituições públicas estaduais de pesquisa/extensão do estado de Sergipe e cujo objetivo esteja alinhado as atividades da respectiva instituição e atenda uma demanda específica do Estado.

VIGÊNCIA DO EDITAL

O presente Edital terá vigência a partir da data de publicação no Diário Oficial do Estado e dará suporte durante toda execução dos projetos selecionados e contratados.

CRONOGRAMA

ATIVIDADESDATA
Lançamento do Edital07/07/2021
Período para envio eletrônico das propostas07/07/2021 a 23/08/2021
Divulgação dos resultados no portal da FAPITEC/SEAté 06/09/2021
Contratação dos projetos aprovadosA partir de 01/10/2021


Atualizado: 8 de setembro de 2021, 08:49
Skip to content