Publicado: 1 de novembro de 2022, 09:55

EDITAL FAPITEC/SE/FUNTEC Nº 11/2022 – XI PRÊMIO JOÃO RIBEIRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA


O Governo do Estado de Sergipe, por intermédio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe – FAPITEC/SE, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia – SEDETEC, convida pesquisadores, bolsistas, profissionais de comunicação e empresários inovadores, residentes em Sergipe, a se candidatarem, conforme os termos estabelecidos no Edital.

O HOMENAGEADO

João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes nasceu no município de Laranjeiras/SE, em 24 de junho de 1860. João Ribeiro conseguiu se destacar no meio intelectual do Rio de Janeiro entre a metade do século XIX e as três primeiras décadas do século XX. Foi professor, jornalista, crítico literário, filólogo, historiador, tradutor brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras. Ele escreveu numerosas obras didáticas, gramáticas, antologias e compêndios, das quais se destacam: “História do Brasil” (1900) e a “Seleta Clássica” (1905). Como filólogo destaca-se: “Dicionário gramatical”, “Estudos filológicos”, “Frases feitas” e “Curiosidades verbais”. Outra vertente do sergipano na literatura foi seu lado humanístico, escrevendo: “Páginas de estética”, “O Fabordão”, “Notas de um estudante”, “Colméia” e “Cartas devolvidas”. O escritor também foi um grande colaborador para a divulgação do jornalismo científico nacional.

OBJETIVOS

a) Reconhecer, dar visibilidade e incentivar, através de premiação, a Pesquisa em CT&I e a Comunicação Científica em nosso estado com trabalhos de grande potencial e/ou contribuição para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo de Sergipe.   

b) Estimular a participação de pesquisadores, bolsistas, profissionais da comunicação e empresas inovadoras, em atividades científicas e tecnológicas; gerar espaços de disseminação das ações de CT&I; dar publicidade, transparência e visibilidade aos resultados das pesquisas, inovações e projetos realizados em âmbito estadual, oportunizando que a sociedade tome conhecimento das ações de CT&I desenvolvidas em Sergipe, bem como de seus impactos nas esferas: cultural, científica, tecnológica, ambiental, econômica, humana e social.  

CRONOGRAMA

ATIVIDADESDATA
Período para envio das propostas eletrônicas (via e-Doc externo à FAPITEC)01/11/2022 a 13/02/2023
Alterado através do 3º Termo Aditivo
Divulgação dos resultadosA partir de 14/04/2023
Prazo para apresentação de recursos05 (cinco) dias úteis após a divulgação dos resultados

DAS CATEGORIAS

A) CATEGORIA PESQUISADOR (A) DESTAQUE: poderão concorrer nesta categoria pesquisadores com título de doutor há mais de 05 (cinco) anos até a data de encerramento das inscrições, independentemente de haver prorrogação, e que ao longo de sua trajetória tenham contribuído na conversão do conhecimento gerado a partir das pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação em benefícios, diretos ou indiretos, para o desenvolvimento e o bem-estar da população. Os pesquisadores inscritos nesta categoria deverão enquadrar-se em uma das subcategorias abaixo listadas. Em cada uma das subcategorias serão premiados os pesquisadores que forem classificados em 1º (primeiro) lugar.

Subcategorias:

Ciências da VidaCiências ExatasCiências Humanas
Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências AgráriasCiências Exatas e da Terra; Engenharias; TecnologiaCiências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Artes; Letras; Linguística

B) CATEGORIA PESQUISADOR (A) INOVADOR (A): poderão concorrer nesta categoria, pesquisadores com título de doutor há mais de 05 (cinco) anos até a data do encerramento das inscrições, independentemente de haver prorrogação e que ao longo de sua trajetória tenham gerado inovação, do tipo radical ou incremental, para o setor empresarial ou para o setor público. Os pesquisadores indicados para esta categoria deverão enquadrar-se em uma das subcategorias abaixo listadas. Em cada uma das subcategorias serão premiados os pesquisadores que forem classificados em 1º (primeiro) lugar.

Subcategorias:

Inovação para o setor empresarialInovação para o setor público
Inovação com pedido de patente, de registro de modelo de utilidade, de registro de software ou de indicação geográfica, no Brasil ou no exterior, relativos ao produto ou processo inovador, e/ou tenham promovido transferência de tecnologia ou a criação de novas empresas/startups.Inovação que tenha gerado políticas públicas, otimizado processos e/ou fluxos, melhorado o desempenho organizacional do Estado, ampliado o acesso e direitos a bens públicos, democratizado a gestão conferindo maior transparência à administração pública e/ou contribuído para a solução de problemas existentes na esfera pública.

C) CATEGORIA JOVEM CIENTISTA: poderão concorrer nesta categoria discente devidamente matriculado em instituição de ensino sediada no Estado de Sergipe, ou ex-discente, que, enquanto estudante e/ou bolsista da FAPITEC/SE, tenha gerado publicação científica de relevada contribuição*. Em cada uma das subcategorias serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar.

Subcategorias:

Pós-graduaçãoIniciação Científica e TecnológicaCientista Júnior
Discente ou ex-discente* de pós-graduação, em nível de mestrado ou doutorado, que tenha gerado publicação científica (artigo, livro ou capítulo de livro), no período de agosto de 2019 a dezembro de 2022*, com relevante contribuição ao desenvolvimento científico, tecnológico.Discente ou ex-discente* de graduação, que tenha gerado publicação científica (artigo, livro ou capítulo de livro), no período de agosto de 2019 a dezembro de 2022*, com relevante contribuição ao desenvolvimento científico, tecnológico.Discente ou ex-discente* de ensino fundamental e/ou médio que participe ou tenha participado de trabalho científico, na condição de bolsista ICJ, apoiado pela FAPITEC/SE, que tenha gerado publicação de: resumo expandido, artigo, livro ou capítulo de livro, no período de agosto de 2019 a dezembro de 2022*, com relevante contribuição ao desenvolvimento científico, tecnológico.

D) CATEGORIA PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO: poderão concorrer nesta categoria profissionais de comunicação com atuação em Sergipe, portadores de carteira de trabalho, contrato de trabalho e/ou declaração que comprove sua atuação laboral. Os profissionais de comunicação indicados para esta categoria deverão enquadrar-se em uma das subcategorias abaixo listadas. Em cada uma das subcategorias serão premiados os profissionais que forem classificados em 1º (primeiro) lugar.

Subcategorias:

Mídia ImpressaInternetTelejornalismoRádio
Serão aceitos materiais jornalísticos publicados em jornais e revistas com circulação em Sergipe, publicadas no período de agosto de 2019 a dezembro de 2022*. A matéria deve ser de autoria do proponente.Serão aceitos materiais jornalísticos publicados em sites de veículos de imprensa. A matéria deve ser de autoria do proponente, veiculada no período de agosto de 2019 a dezembro de 2022*.  Nesta categoria também serão consideradas matérias publicadas em jornais com circulação online.Serão aceitas matérias jornalísticas obrigatoriamente veiculadas em emissoras de TV e WebTV de Sergipe, veiculada no período de agosto de 2019 a dezembro de 2022*, com a devida comprovação. A matéria deve ser de autoria do proponente.Serão aceitas matérias jornalísticas obrigatoriamente veiculadas em emissoras de Rádio e Web Rádio de Sergipe, veiculada no período de agosto de 2019 a dezembro de 2022*, com a devida comprovação. A matéria deve ser de autoria do proponente.

E) CATEGORIA EMPRESA INOVADORA: poderão concorrer nesta categoria empresas, sediadas no estado de Sergipe que, com a devida comprovação, tenham desenvolvido:

E1. Projeto inovador, incluindo as compras em capital, os aportes em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), incluindo a existência e estruturação deste setor, treinamento ligado à inovação e outros investimentos correntes ligados às inovações ou;

E2. Estratégias que resultaram em uma inovação de: produto; processo; sustentabilidade ou; gestão;

E3. Para esta categoria serão premiados os classificados em 1º, 2º e 3º lugar.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste Edital podem ser obtidos junto à Coordenação do Programa de Comunicação e Inovação Tecnológica – PROCIT, através do telefone (79) 3259-3007, ou por meio do endereço eletrônico: procit@fapitec.se.gov.br.

Registre-se no Protocolo Externo do e-Doc e encaminhe sua proposta à FAPITEC https://edoc.se.gov.br/docflow/xhtml/docflow/external/login/auth.jsf

*Alterado através do 3º Termo Aditivo


Atualizado: 23 de janeiro de 2023, 10:03
Skip to content