Curso oferece capacitação em Metodologias Ativas para professores do ensino médio

O curso busca mobilizar habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Ciências da Natureza como veículo para as vivências propostas

Professores do ensino médio atuantes em Sergipe terão a oportunidade de se capacitar para o desenvolvimento de estratégias e inovações pedagógicas de forma gratuita e remota. Trata-se do curso Metodologias Ativas no Ensino das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, apoiado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec) e da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). Dividido em seis módulos, a capacitação está com pré-inscrições abertas até 18 de junho.

Focado em metodologias ativas, o curso busca mobilizar habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Ciências da Natureza como veículo para as vivências propostas. Selecionado pelo edital FAPITEC/SEDUC 02/2020, o projeto aborda metodologias baseadas no processo investigativo, na aprendizagem colaborativa, na abordagem STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), na gamificação e no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, especificamente a plataforma Arduino e os ambientes virtuais de experimentação. Cada módulo do curso terá uma abordagem diferente para diversificação.

A coordenadora da ação, professora doutora Ana Maia, explica como surgiu a ideia da capacitação. “O projeto surgiu estimulado pela abertura do edital, que tinha claramente uma linha de fomento para projetos de formação de professores. Com a oportunidade, um grupo de docentes que atua na área de ensino de Física se mobilizou, estruturando uma formação baseada nas experiências acumuladas por meio das pesquisas e produtos educacionais desenvolvidos nos últimos anos, que são muito alinhados com a necessidade atual de capacitação trazidas pelo BNCC e pelo novo currículo do Ensino Médio”, afirma.

Ainda segundo a coordenadora, o curso tem como um de seus propósitos aumentar o interesse e engajamento dos alunos em temas associados às Ciências da Natureza. Além disso, busca auxiliar na formação de professores de modo a prepará-los para incorporar práticas que estimulem a participação ativa dos estudantes em sala de aula. Esta é uma das premissas das chamadas metodologias ativas, que propõem a adoção de uma nova dinâmica de ensino centrada no protagonismo dos estudantes.

Metodologias ativas

Ana Maia detalha as modificações incorporadas pelas metodologias ativas. “Um dos aspectos mais marcantes é a mudança da dinâmica da sala de aula, que normalmente é centrada no professor, que passa a maior parte do tempo em preleção, na tentativa de transmitir seu conhecimento ao estudante. O estudante, nas aulas expositivas tradicionais, tem o papel passivo e raramente deixa de ser um mero ouvinte da fala do professor. As metodologias ativas buscam mudar esse paradigma de aprendizagem, trazendo esse processo para um momento centrado na atividade do estudante, na qual o professor passa a ser mediador no processo de aprendizagem”, informa.

O curso terá duração de 26 de junho até 08 de outubro, com certificação de até 60 horas. Os seis módulos serão divididos em seis horas de encontros síncronos (das 14h às 18h aos sábados e das 19h às 21h às quartas-feiras) e mais quatro horas de atividades assíncronas, totalizando uma carga horária de 10 horas por módulo. A formação será oferecida por meio da Plataforma Moodle (capacitação.seduc.se.gov.br), e as pré-inscrições podem ser feitas através do link https://forms.gle/JAH4MBeSdav7Dfrd7.

Parceiros

Última atualização: 9 de junho de 2021 16:48.

Pular para o conteúdo