Fapitec Sergipe lança 4ª edição da revista Pesquisa Sergipe

Publicação apresenta resultados de pesquisas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população e para o fortalecimento do ecossistema científico e tecnológico sergipano

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) lançou a 4ª edição da revista Pesquisa Sergipe, publicação que reúne reportagens e conteúdos sobre projetos científicos, tecnológicos e de inovação desenvolvidos com apoio da instituição.

A nova edição destaca iniciativas alinhadas às áreas estratégicas do Governo de Sergipe, contemplando temas como saúde, educação, energias renováveis, sustentabilidade, desenvolvimento tecnológico e inovação. A publicação apresenta resultados de pesquisas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população e para o fortalecimento do ecossistema científico e tecnológico sergipano.

A revista é uma iniciativa voltada à difusão da comunicação científica, aproximando a sociedade das pesquisas realizadas no estado e evidenciando o impacto dos investimentos públicos em ciência, tecnologia e inovação.

De acordo com o diretor-presidente da Fapitec Sergipe, Alex Garcez, a publicação representa um importante instrumento de valorização da produção científica local. “A revista Pesquisa Sergipe é uma ferramenta fundamental para dar visibilidade às pesquisas e projetos que estão contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado. Nesta quarta edição, mostramos como a CT&I está presente em áreas estratégicas e gerando resultados que impactam diretamente a vida da sociedade sergipana”, destacou.

Além de divulgar projetos apoiados pela Fapitec/SE, a revista busca incentivar o interesse pela ciência e fortalecer o diálogo entre pesquisadores, instituições e a sociedade. A versão digital da 4ª edição da revista Pesquisa Sergipe já está disponível para consulta. Os interessados podem acessar o site oficial da Fapitec Sergipe e localizar a publicação na seção ‘Sala de Imprensa‘.

Fapitec/SE divulga resultado final do XIV Prêmio João Ribeiro

Premiação reconhece pesquisadores, comunicadores e empresas que contribuem para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação em Sergipe

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) divulgou o resultado final do XIV Prêmio João Ribeiro, iniciativa que reconhece pesquisadores, profissionais da comunicação e empresas que se destacam na promoção da ciência, tecnologia e inovação em Sergipe.

Com investimento total de R$ 100.400,00, oriundos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), sob gestão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), o prêmio reforça o compromisso do Governo de Sergipe com o fortalecimento do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação no estado.

Segudo o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, o Prêmio João Ribeiro é uma iniciativa que valoriza talentos e projetos que ajudam a transformar Sergipe por meio da ciência, da pesquisa e da inovação. Reconhecer esses profissionais e instituições é também fortalecer o nosso ecossistema científico e incentivar a produção de conhecimento com impacto direto na sociedade sergipana”, destacou. 

O prêmio tem como objetivo valorizar indivíduos e instituições cujas ações contribuam significativamente para a produção de conhecimento, o desenvolvimento científico e tecnológico e a melhoria da qualidade de vida da população sergipana. A iniciativa contempla projetos desenvolvidos por meio de editais da Fundação e também reconhece profissionais responsáveis por aproximar a ciência da sociedade através do jornalismo científico.

Nesta edição, foram contempladas as categorias Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador, Professor Destaque, Jovem Cientista, Profissional de Comunicação, Empresa Inovadora, e suas respectivas subcategorias.

Resultado

Para consultar a lista oficial com os nomes dos contemplados, acesse o site oficial da Fapitec/SE. Além disso, a data da cerimônia para entrega das honrarias será anunciada via canais oficiais da Fundação.

Fapitec/SE divulga resultado final do Programa Centelha Sergipe

Executado pelo Governo de Sergipe em parceria com o MCTI e pela Finep, o programa divulgou os 47 Projetos de Empreendimento aprovados provenientes de 10 municípios do estado

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) divulgou os 47 Projetos de Fomento aprovados na Fase 2 do Programa Centelha SE, provenientes de 10 municípios sergipanos. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI, sendo executada no estado pela própria Fapitec/SE.

Projetos Aprovados

Entre os projetos aprovados, destacam-se iniciativas voltadas às áreas de Tecnologia Social (32%), Inteligência Artificial e Machine Learning (23%), Biotecnologia e Genética (13%), TI e Telecom (13%) e Impacto Socioambiental (6%).

No que se refere à abrangência territorial das propostas contempladas, observa-se predominância de projetos oriundos da mesorregião do leste sergipano, especialmente do município de Aracaju, que concentrou 62% das iniciativas aprovadas, além de São Cristóvão e Barra dos Coqueiros, com 6,5% cada. Também se destacaram os municípios de Lagarto (9%), no agreste sergipano; e Canindé de São Francisco (4%), representando o sertão sergipano. Tal distribuição evidencia a capilaridade territorial do programa e o alcance das ações de incentivo à inovação em diferentes regiões do estado.

Para o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, o resultado evidencia o potencial inovador presente em Sergipe e o fortalecimento do ecossistema estadual de ciência, tecnologia e empreendedorismo. “O Centelha representa uma importante oportunidade para transformar ideias inovadoras em negócios de impacto, fortalecendo o empreendedorismo e incentivando soluções criativas para os desafios da sociedade. O resultado desta edição demonstra a capacidade técnica e o potencial inovador existente em diferentes regiões de Sergipe”, destacou.

Como funciona

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.

Para conferir o resultado, basta acessar o site oficial da Fundação, ou o site oficial do programa, onde encontram-se mais informações sobre o Programa e o Edital detalhado de cada um dos estados.

Próximos Passos

Nessa nova fase, os projetos aprovados deverão constituir suas empresas, conforme regulamento disponível no edital do estado.

O Programa Centelha contribuirá para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria no estado de Sergipe, já que muitas das ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. Além disso, o Centelha abre espaço para participação de todos os cidadãos do estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores, e consolida uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador.

Fapitec/SE lança edital de apoio a pós-doutorado com investimento em bolsas de pesquisa em Sergipe

Programa prevê implementação de 16 projetos de pesquisa científica e tecnológica com bolsas de pós-doutorado, mestrado e iniciação científica

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), por meio de recursos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), sob gestão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), lançou o Nº 06/2026, referente ao Programa de Apoio ao Pós-Doutorado no Estado de Sergipe (PPDOC-SE).

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a pesquisa científica e tecnológica no estado, incentivando a atuação de pesquisadores doutores em projetos desenvolvidos nas instituições de ensino e pesquisa sediadas em Sergipe. 

Com um valor global de R$ 3.220.800,00 , o edital prevê a implementação de 16 projetos de pesquisa científica e/ou tecnológica, por meio da concessão de bolsas de pós-doutorado e apoio à formação de recursos humanos qualificados. Ao todo, serão concedidas 10 bolsas de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) e seis bolsas de Pós-Doutorado Sênior (PDS).

Além das bolsas de pós-doutorado, o programa também assegura a concessão de 16 bolsas de Mestrado (MT) e 16 bolsas de Iniciação Científica (IC), garantindo que cada projeto contemplado conte com uma bolsa de mestrado e uma bolsa de iniciação científica vinculadas às atividades de pesquisa. Os projetos terão vigência de 24 meses. 

De acordo com o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, o edital faz parte da política estadual de fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação, estimulando a produção científica em Sergipe, contribuindo na formação de novos pesquisadores e a consolidação de projetos estratégicos voltados ao desenvolvimento do estado. “Estamos ampliando as oportunidades para que pesquisadores possam desenvolver estudos de alto nível em Sergipe, fortalecendo a produção científica local e contribuindo diretamente para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do nosso estado”, destacou.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, os investimentos realizados por meio do Funtec representam um importante instrumento de fortalecimento da ciência e da inovação em Sergipe. “Investir em pesquisa é investir diretamente no desenvolvimento de Sergipe e na construção de soluções que impactam positivamente a sociedade”, afirmou. 

Cronograma

As inscrições para submissão de propostas seguem abertas até às 12h do dia 18 de maio de 2026. O edital completo e demais informações podem ser acessados no site oficial da Fapitec/SE, na aba “editais abertos”.

Projeto apoiado pela Fapitec/SE ganha o 1° lugar no Prêmio Fernando Braga da ABMES, em Brasília

Um projeto que integra os programas da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) obteve destaque no país. O projeto “Meninas na Ciência – Sim, Sinhô! Tecnologia, Saúde e Mudanças Climáticas”, apoiado por meio do edital n° 09/2024 da fundação, ganhou em Brasília o 1° lugar no Prêmio Fernando Braga, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Nesta quinta-feira, 30, o diretor-presidente da Fapitec, Alex Garcez, recebeu na instituição as professoras que fazem parte do projeto. 

“Estamos imensamente felizes com o reconhecimento e a premiação do projeto, que tem como base as meninas das escolas públicas de Sergipe, sendo elas primordiais para o crescimento de todo ecossistema. O Governo do Estado vem incentivando e investindo cada vez mais em projetos que impulsionam o protagonismo feminino, a exemplo do edital do Programa Meninas na Ciência, e essa premiação é mais uma prova de que a Fapitec está no caminho certo, trabalhando em prol da ciência, pesquisa tecnológica e do empreendedorismo inovador”, declarou o diretor-presidente.

A coordenadora do projeto, Cláudia Moura de Melo, ressalta a importância da Fapitec para a realização do projeto e a premiação. “Viemos à Fapitec compartilhar com toda a equipe o prêmio de 1° lugar no Fernando Braga. Estamos muito felizes e gostaria de agradecer o apoio da fundação, que foi imprescindível para a execução do projeto”, destacou.

O projeto “Licuri Sustentável,  coordenado pela professora Cleide Mara Faria Soares, também faz parte do Meninas na Ciência. “Os projetos são construídos e desenvolvidos na educação básica de Sergipe e isso é muito importante. Estou feliz com o prêmio e com todo esse reconhecimento”, afirmou.

O projeto

Despertar o interesse e a vocação cientifica em meninas de escolas públicas de Sergipe e capacitá-las para desenvolver soluções para os desafios contemporâneos impostos pelas mudanças climáticas é o objetivo do projeto “Meninas na Ciência – Sim, Sinhô! Tecnologia, Saúde e Mudanças Climáticas”. 

O projeto é desenvolvido na Escola Municipal José Ferreira Carvalho e no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, ambos no município de Capela; no Colégio Estadual Feri Inocêncio, em Nossa Senhora do Socorro, e no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). Nas ações, as meninas participantes têm contato com práticas de química básica e aprendem a manusear instrumentos no parque tecnológico da Universidade Tirandentes (Unit). 

As atividades, que incluem práticas em laboratórios e em campo, são estruturadas para proporcionar uma imersão completa no universo científico, com mobilidade acadêmico-científica, capacitação através de oficinas e mentorias, participação em feiras e eventos científicos, desenvolvimento de projetos em laboratório e no campo, e formação em Divulgação Científica.

Fapitec/SE integra debate internacional sobre educação empreendedora e inteligência artificial no Congresso IDEA 2026

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), marcou presença no Congresso Internacional IDEA: Inovação, Diálogo e Experiências na Aprendizagem, realizado de forma remota entre os dias 23 e 25 de março de 2026. O evento promovido pelo Instituto Conexoes 360 consolidou-se como uma importante plataforma de diálogo global sobre o futuro da educação, reunindo educadores, pesquisadores, gestores e estudantes de diferentes países.

A participação da Fapitec/SE ocorreu no encerramento do congresso, com destaque para o painel que discutiu um tema central para os desafios contemporâneos: como a união entre educação empreendedora e inteligência artificial pode transformar a pesquisa em aprendizagem real e gerar impacto social por meio de políticas públicas.

O debate contou com a mediação do diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, e reuniu nomes relevantes do ecossistema de inovação e educação, como José Walter Santos Filho (Raia Tech), Marcos Antônio Andrade Oliveira (SEDUC/SE) e Victor Nathan Fontes Silva (Projeto IAM). A troca de experiências evidenciou caminhos possíveis para aproximar a produção científica das demandas reais da sociedade, fortalecendo práticas educacionais mais inovadoras, inclusivas e orientadas a resultados.

“A participação da Fapitec/SE no Congresso IDEA 2026 reforça nosso compromisso com a inovação e a educação de qualidade. Acreditamos que a união entre educação empreendedora e inteligência artificial é fundamental para transformar a pesquisa em impacto social real. Estamos comprometidos em fortalecer a ciência, tecnologia e inovação para impulsionar o desenvolvimento de Sergipe e contribuir para um futuro mais próspero e inclusivo”, declarou o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez.

Durante sua explanação, o professor Walter Santos evidenciou o trabalho pedagógico desenvolvido em parceria com a plataforma desenvolvida. “Nós não entregamos a plataforma apenas, a gente oferece o apoio pedagógico, e todo esse apoio é acompanhado pelos pedagogos das escolas, e eles atuam junto na elaboração das atividades”, afirmou.

O alcance do congresso demonstrou sua dimensão internacional. A transmissão foi acompanhada simultaneamente por participantes de diversas localidades do Brasil e do exterior, como Chapecó (SC), Itapipoca (CE), Santarém (PA), Manaus (AM), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Brasília (DF), além de países como Paraguai, Argentina, Portugal, Estados Unidos e Moçambique. Durante a programação, a audiência online oscilou entre 240 e 570 pessoas simultâneas ao longo de 1h30 de transmissão, indicando forte engajamento do público.

A diversidade geográfica dos participantes reforça o caráter global do Congresso IDEA e evidencia o interesse crescente por iniciativas que integrem inovação tecnológica e educação. Para a Fapitec/SE, a participação no evento reafirma o compromisso institucional com o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação como instrumentos estratégicos para o desenvolvimento social e econômico.

“Agradeço a todos pelo convite, realmente foi um debate muito enriquecedor, educação se faz na prática, no dia a dia, se faz no debate”, salientou o professor Victor Nathan.

De acordo com o professor Marcos Andrade, a participação no Congresso refletiu em um ambiente de trocas de saberes e aprendizados. “Para mim foi muito importante estar aqui, eu aprendi muito com vocês, e tenho certeza que nós agregamos a este congresso”, disse.

Fapitec lança edital de Programa de Auxílio ao Desenvolvimento de Pesquisa Científica e Tecnológica

Iniciativa destina R$ 1,4 milhão para financiamento de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento em Sergipe

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) lançou o Edital nº 05/2026 do Programa de Auxílio ao Desenvolvimento de Pesquisa Científica e Tecnológica – Universal, voltado à concessão de suporte financeiro para a execução de projetos de pesquisa básica e aplicada, de caráter científico e tecnológico no estado. O valor global do edital é de R$ 1.400.000,00, oriundos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), gerido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). O edital prevê o apoio a até 28 projetos.

“Estamos lançando mais um edital de fomento, e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento podem submeter propostas. É uma iniciativa importante para o desenvolvimento científico e tecnológico de Sergipe”, destacou o diretor-presidente da Fapitec, Alex Garcez.

Os projetos submetidos ao programa devem estar, obrigatoriamente, vinculados às seguintes áreas do conhecimento: ciências humanas, letras, linguística e artes; engenharias e computação; ciências sociais aplicadas; ciências biológicas e da saúde; ciências exatas e da terra; e ciências agrárias.

O secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, reforçou o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da pesquisa. “Uma das metas do planejamento estratégico do Governo de Sergipe é incentivar e expandir a pesquisa, e isso vem sendo concretizado por meio do lançamento de editais da Fapitec e de projetos que contribuem para o crescimento e desenvolvimento do estado”, afirmou.

Auxílio

Cada projeto selecionado poderá receber até R$ 50 mil para execução. Desse total, R$ 25 mil deverão ser destinados a despesas de capital e R$ 25 mil a despesas de custeio.

As propostas para o Edital nº 05/2026 devem ser enviadas eletronicamente, por meio do protocolo externo do e-DOC Sergipe, até o dia 8 de maio de 2026. O resultado técnico preliminar está previsto para o dia 28 de julho de 2026. Mais informações estão disponíveis no site da Fapitec, na aba editais abertos.

Fapitec realiza visitas técnicas a projetos apoiados pela instituição desenvolvidos no interior do estado

Os projetos são conduzidos pelo Programa de Apoio e Fomento à Ciência e Tecnologia (Proaf) e fazem parte do edital n° 09/2025

Com objetivo de sanar dúvidas, fiscalizar e acompanhar de perto o desenvolvimento dos projetos, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), retomou as visitas técnicas a projetos apoiados pela instituição, elaborados a partir de editais de fomento. Desta vez, os projetos visitados estão sendo executados no Instituto Federal de Sergipe (IFS), nos municípios de Estância e Lagarto.

Os projetos são conduzidos pelo Programa de Apoio e Fomento à Ciência e Tecnologia (Proaf) e fazem parte do edital n° 09/2025 do Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização Científica e Tecnológica no Estado de Sergipe.

O diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, destaca o objetivo das visitas. “Seguimos um cronograma de visitas e, nelas, acompanhamos ‘in loco’ o andamento dos projetos apoiados pelos nossos editais, tiramos dúvidas, passamos orientações e fortalecemos a relação entre a fundação, pesquisadores e instituições. Isso é importante para o desenvolvimento dos projetos”, afirmou. 

Entre as iniciativas visitadas no interior do estado estão o Projeto Cera – Cerâmica Artesanal em Sergipe: um Estudo de Características, Aplicação e Sustentabilidade; DeepScan: Desenvolvimento de uma Ferramenta Baseada em Redes Neurais Convolucionais para Detecção Automatizada de Câncer Cerebral em Imagens de Ressonância Magnética, ambos da cidade de Lagarto; e o projeto Do Maker à Pesquisa Avançada: Robótica de Manipuladores para Desenvolvimento Educacional e Tecnológico em Sergipe, desenvolvido no município de Estância.

“As visitas são uma boa oportunidade para tirarmos dúvidas com a equipe da Fapitec, principalmente sobre a prestação de contas. A Fapitec atua de forma essencial no nosso projeto não só auxiliando com as bolsas e subsídios, mas, também, colaborando com a visibilidade do projeto. É muito importante o apoio da fundação para divulgarmos a robótica e contribuir para o desenvolvimento educacional e tecnológico de Sergipe”, declarou o coordenador do projeto Do Maker à Pesquisa Avançada, Phillipe Cardoso.

A coordenadora do Projeto Cera – Cerâmica Artesanal em Sergipe, Michella Graziela Santos, também reforçou a importância da Fapitec para a execução do projeto. “O subsídio da Fapitec propicia que a gente leve para a comunidade a proposta de fazer o artesanal e, com isso, as pessoas podem ter uma segunda renda e a possibilidade de produzir e vender suas peças cerâmicas com argila da sua própria região”, frisou. 

Fapitec promove encontro tira-dúvidas para estruturação de projetos do Programa Centelha Sergipe III

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) realizou um encontro remoto de tira-dúvidas voltado aos participantes selecionados na primeira fase do ‘Programa Centelha Sergipe III’. A atividade teve como objetivo orientar os proponentes no processo de estruturação de seus projetos para a etapa seguinte do programa.

O Programa Centelha Sergipe é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI.

O momento foi conduzido pela equipe técnica da Fapitec/SE, responsável por esclarecer questionamentos e oferecer orientações sobre os critérios e etapas necessárias para o desenvolvimento das propostas que avançam para a segunda fase do Centelha. Ao todo, mais de 60 pessoas participaram do encontro virtual, que reuniu empreendedores, pesquisadores e proponentes interessados em transformar suas ideias inovadoras em negócios de base tecnológica.

“Esse momento de acompanhamento é fundamental para apoiar os proponentes que avançaram para a próxima etapa do programa. Nosso objetivo é orientar e fortalecer a estruturação das ideias selecionadas, para que elas possam se transformar em soluções inovadoras e, futuramente, em empreendimentos capazes de gerar impacto econômico e social para Sergipe”, destacou o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez.

Durante a atividade, foram apresentadas informações sobre a elaboração e organização dos projetos, além de recomendações importantes para fortalecer as propostas que seguirão no processo de seleção. O encontro também funcionou como um espaço de diálogo entre os participantes e a equipe técnica, permitindo a troca de experiências e o alinhamento de expectativas sobre as próximas etapas do programa.

De acordo com o coordenador de Inovação da Fapitec/SE, Paulo Alves, o público-alvo da ação foram os 200 empreendedores aprovados na primeira fase do programa. “A grande adesão ao programa demonstra o interesse crescente da população sergipana em desenvolver soluções inovadoras e transformar ideias em negócios”, disse.

Programa Centelha III

O Programa Centelha tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias, além de fortalecer a cultura do empreendedorismo inovador em todo o país. O programa também busca incentivar a mobilização e a articulação institucional entre os diversos atores que compõem os ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação no Brasil.

Em Sergipe, a Fapitec/SE atua como instituição responsável pela execução do programa no estado, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras e para o fortalecimento do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação sergipano.

Governo do Estado lança edital de Programa de Residência em Inovação no Setor Público de Sergipe

Edital N° 04/2026 prevê um valor global de até R$ 308.400, oriundos do Funtec

Com objetivo de apoiar a execução técnica de projetos, estimular a inovação no setor público estadual e incentivar a formação de recursos humanos qualificados, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), em parceria com a Secretaria de Estado da Administração (Sead), lançam o edital N° 04/2026 do Programa de Residência em Inovação no Setor Público do Estado de Sergipe.

O edital prevê um valor global de até R$ 308.400, oriundos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), gerido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). O edital possui duas linhas temáticas: atualização da relação de imóveis estaduais e a construção de diretrizes para a gestão patrimonial de ativos intangíveis no âmbito do Estado de Sergipe.

No edital N° 04/2026 serão oferecidas sete bolsas: até cinco bolsas na modalidade Desenvolvimento Tecnológico Industrial, nível 2, com valor mensal de R$ 3.900 (incluindo um bolsista com formação superior em Geografia; um bolsista com formação em História e três bolsistas com formação superior em Arquitetura e Urbanismo), e até duas bolsas na modalidade de Doutorado, com valor mensal de R$ 3.100 para discentes que estejam cursando Ciência da Propriedade Intelectual em nível doutorado.

De acordo com o diretor-presidente da Fapitec, Alex Garcez, o objetivo é promover uma transformação real na forma como os serviços públicos são prestados, geridos e percebidos pela sociedade. “A Fapitec está incentivando a criação de projetos inovadores que tragam benefícios tangíveis e duradouros para a gestão pública e para o cidadão sergipano”, afirma.

Inscrições

As propostas para o edital devem ser submetidas até o dia 1 de abril de 2026, exclusivamente via protocolo externo do e-DOC Sergipe. O resultado final será divulgado no dia 25 de maio de 2026. Mais informações no fapitec.se.gov.br na aba editais abertos.

Parceiros

Última atualização: 9 de março de 2026 11:32

Acessar o conteúdo