Apoio a eventos científicos franco-brasileiros no Nordeste – 1ª chamada para projetos 2020

O Consulado Geral de França para o Nordeste em Recife lança a primeira chamada para projetos de 2020 no intuito de apoiar a difusão do conhecimento científico e eventos científicos no Nordeste do Brasil que planejem a participação de personalidades científicas francesas. Todas as disciplinas são elegíveis a essa chamada. Essa chamada é válida para eventos científicos que ocorrerão no Nordeste do Brasil entre abril e dezembro de 2020. Data limite para o envio das candidaturas: 31 de janeiro de 2020.

Objetivos da chamada

Promover a participação francesa nos eventos científicos organizados no Nordeste do Brasil ; Reforçar as colaborações científicas existentes ou contribuir ao desenvolvimento de novas parcerias científicas entre a França e o Nordeste do Brasil.

Projetos elegíveis

Essa chamada está aberta às instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, do Nordeste do Brasil e a seus parceiros franceses. O pedido de financiamento deverá ser enviado ao Consulado Geral de França para o Nordeste pela instituição brasileira. Os projetos apresentados para essa chamada deverão ocorrer em 2020 e ter a forma de eventos científicos organizados por uma instituição de ensino superior e pesquisa no Nordeste do Brasil que envolvam a participação de pesquisadores oriundos de uma instituição francesa (simpósio, colóquio, mesa redonda, conferência, congresso, seminário etc.).

Critérios de seleção

  • A avaliação e a seleção de projetos se farão de acordo com os seguintes critérios:
  • A excelência científica do projeto
  • A participação de jovens pesquisadores no projeto -A inscrição do projeto em uma colaboração franco-brasileira sólida e estruturada (evento científico integrado a um projeto de pesquisa mais amplo) ou a criação de novas colaborações entre a França e o Brasil através desse evento.

Modalidades financeiras

O apoio do Consulado Geral de França para o Nordeste incidirá somente sobre o pagamento dos custos de passagens de pesquisadores oriundos de uma instituição de ensino superior e pesquisa francesa. Esses custos serão pagos diretamente pelo Consulado Geral de França para o Nordeste.

Dossiê de candidatura

O dossiê deve comportar as seguintes peças a enviar em um único PDF: Formulário_2020 ; Programa do evento científico, mesmo se for provisório ; CV dos pesquisadores convidados para quem se pede um apoio ; Orçamento estimado equilibrado de acordo com o modelo fornecido no formulário informando as outras fontes financiamento. Os dossiês completos deverão ser enviados por e-mail para Carolina SOCCIO carolina.soccio@diplomatie.gouv.fr até o dia 31 de janeiro de 2020. Os resultados serão comunicados por e-mail aos candidatos na segunda quinzena de março de 2020.

Parceiros

Última atualização: 5 de março de 2021 08:54.

Pular para o conteúdo